Pedacinhos de Ternura

Não, não creio que ninguém possa ser feliz de verdade sem a emoção do sentimento da ternura. Detalhe: é necessário no exercício da ternura que exista partilha, infelizmente há quem apenas receba e se negue a retribuir.

A ternura, hermanas e hermanos, é fundamental à vida, a todos, independente de raça, credo, ideologia ou lado político, sejam verdes, amarelos, rosas, vermelhos ou furta-cores. Sem que se pratique a ternura não há felicidade. É completamente impossível. A ternura é condição sine qua non à felicidade.

Vivemos um momento muito tenso. Sempre há sequelas depois dos entreveros políticos, inclusive rssentimentos e apreensões. Pior: há os que e vez de tocar a bola de primeira, dão chutão, tantoos que incitam ao ódio como os que pregam retaliações ou revanchismo. Mas os mais negativos são os que passam a promover o festival de umilhação, fustigando, implicando, tirando sarro, até ofendendo...

Mas, apesar dos pesares, apesar das incompreensões, tensões e surtos de ódio, é preciso não proceder assim, ou seja, é preciso tocar a vida, vivendo de verdade e exercitando a ternura, só assim podemos ser felizes. Lembrando a definição de felicidade dada por Clarice Lispector: "Felicidade para mim são pedacinhos de ternura que colho aqui e acolá". Viver é preciso e viver serm medo de ser feliz. Sem se render ao ódio, à mecanização. ao conumismo, a onda de aceitar as unanimidades. Procurar seguir sempre o que manda nosso coração.

Adoro o que disse Charles Chaplin:

"Mais que máquinas, precisamos de humanidade... Mais do que de inteligência precisaos de afeto e ternura".

É hora de com pedacinhos de ternura construirmos a nossa felicidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2018
Código do texto: T6491380
Classificação de conteúdo: seguro