Marcha da Resistência Festiva

Não adianta negar,a chamada esquerda festiva (atenção, ela não é formmada apenas por petistas) ficou meia bamba com o resultado do segundo turno. É que uma parte dela, aqueles mais festivos, acreditavam na cmada "virada". Confesso que, pessoalamente, não acreditava e por isso mso fui chamado de "urubulino"e de baixo astral por alguns amigos, principalmente amigas (elas são mais veementes). Algumas delas usando permanentemente a fantasia nos trinques, vestidas de vermelho, bottom, adesivos e bonés. Não, nenhu deles ocupa cargos ou posições, a opção deles é por convicção, idéias, sonhos, utopia, história de via. Juro.

Bom, esse pessoal da festiva quando sofre um revés fica piongo, jururu, choram paca e se isolam. Mas é uma espécie de velório brevíssimo. De repente já estao novamente em ação e, claro, no seu habitat natural, bares, cafés, restaurantes e botecos. Já estão se organizando para a chamada Resistência. Se há um pessoal que não baixa mesmo a crista éa esquerda fsstiva. Acho lindo a capacidade dela em se reanimar. Ea merecia um estudo sério.

Ontem fui convidado (convidado não, intimado) para paticipar do "Cozido da Reistência" num morro de Casa Amarela. Justamente na casa de uma amiga que é professora aposentada, mas ainda continua dando aulas, diz que eé por causa do vício de ensinar, é professora de geografia, mas é a maior autoridadeque conheço em literatura, história, poesia e musica (ótima cantora e toca muito bem violão). Mas é muito comedida. Comedida paca, digo isso a ela. É dessas pessoas raras que destesta aparecer, deitar falação, prefere apenas ouvire rir, ri demais. Mas foi justamente essa pessoa comedida (que não é do pT, era do partidão e depois que destruiram o PCB, ficou apenas co as ideias, petista rôxo ´pe o marido dela, tamabém um grande amigo deste véio) qem resolveu por iniciativa própria reunir a tropa para esquentar a resistência. E o prato deresistência foi a sa especialidade: cozido (não esse tal chambaril ligth que fazem no Recife, mas cozido made in sertão).Estavatudo tão arretado que ela nãoesqueceu nem uma garrafa e Pitu Gold.

Mas antes de degustarmos o cozido rolou uma rodaq de samba, ela chamou uns aras e uma cantora arretada. Saiu tudo do Chico Buarque. Caetano, Cartola, Toquinho e Vinicius, Gonzaguinha, Gil. Geraldo Azevedo...

Bom, depois do esquente, muito papo regado a esperança, Pitu, vinho, cerveja, rum... degustamsos o cozido. Estava divino. Comi muito e fiquei logocom medo, véio nao pode comer muito. Na hora que fui pedir ao marido da amiga para me levar para casa, eis que ela com aquela fala mansa e suave disse: - Você só vai depois que me ouvir cantar a Marcha da Resistência. Juro que pensei que era a música de Vandré, "Caminhando", fiquei anaumadoesurpreso porque ela detesta cantar em público. Então a amiga pegou o violão e depois da introdução cantou divinamente, parecia até Elis Regina, a "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", de Vinicius e Carlinhos Lira. Até eu que sou duro na queda chorei. Um momento mágico. Vou transcrever a letra, depoisbaixem no Youtube com Elis Regina:

"Acabou o nosso carnaval/ Ninguém ouve cantar canções/ Ningupem passa mais/ Brincando feliz/ E nos corações/ Saudades e cinzas/ Foi o que restou// Pelas ruas o que se vê/´É uma gente que nem se vê/ Que não se sorri/ Se beija e se abrça/ E sai camaianhando/ Dançando cantando/ Cantigas de amor// E no entanto é preciso cantar/ É preciso cantar e alegrar a cidade// A tristeza que a gente tem/ Qualquer di vai acabar/ Todos vão sorrir/ Voltou a esperança/ É o povo que dança/ Contente da vida/ Feliz a cantar/ porque não brilham azuis/E hpa tantas promessas de luz/ Tanto amor para dar que/ a gente nem sabe// Quem me dera viver para ver/ E brincar outros carnavais/ Com a beleza/ Dpos velhos carnavais/ Que marchas tão lindas/ E o povo cantando/ Seu canto de paz/ Seu cantode paz".

A esquerda festiva possui um difrencial: acredita numa utopia. Nada abate a esquerda festiva. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2018
Código do texto: T6491146
Classificação de conteúdo: seguro