Chatos, insossos e complicadores

Acho que todos os que gostam de ler já leram os romances e contos de Machado de Assis, se não toda a obra, mas parte, também parte do que escreveu Graciliano Ramos, Jorge Amado. Érico Veríssimo, Lima Barreto... Leram também uma parte das crônicas de Rubém Braga, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues... Alguns, caso deste véio meio mobral, passaram a vista em textos de Maquiavel, Platão, Montesquieu... Mais: leram váriospoemas de Bandeira, Joaão Cabral, Cecília Meireles, Castro Alves, Vinicius de Moraes. Cora Coralina....

Esses escritores têm algo em comum: nãocomplicaram a escrita. Escreveram, até os filósofos, de maneira legível. fácil, sem complicar, sem amostramento, a maioria até com leveza e uka pientinha de humor e, claro, estilo próprio.

No entanto, mesmosem pertencer aesse time de notáveisdas letras, há alguns metidos a bambambãs que fazem de um tudo para complicar a escrita. O motivo é óbvio e ululante: são ruins de pegada, não possuem criatividade, muito menos humildade, são incapazes de tentar possuir um estilo próprio, coloquail, colocar algum tempero no vatapá literário, então apelam para a prolixidade, autoleogio ou destilar raiva, rancor, ressentimentos e ódio,sobretudo o de classe.Não raro querendo até, pasmem, ser professores e procuradores de Deus e de Jesus Cristo.

Surfam adoidados de preferência na pregação dorancor, as vezes tentam disfarçar o objetivo com demonstração de cultura, essa cultura de alamanaque, não possuemde jeito nenhum a cultura que ostentam ou fazem reclame. Cultura possui quem nao ostenta, faz reclame, se autoelogia. O recpnhecimento da cultura só é legitimado pelos leitores. E priu.

Não leio os chatos. Por que sao de direita? Claro que não, leio com muito prazer quem é drieitista, conservador, quem discorda radicalmente do que penso, mas que escreve sem amostramento e é humilde, correto, não apela para o ódio e nem para essefrisson de querer ser notável em compotas. Se tenho raiva desses bestalhões? De jeito nenhum, naol leio as baboseiras deles para anão rir muito porque se rir muito a asma me pega. às vezes, creiam, penso que se trata de coisa do pessoal da zorra geral ou do pânico. Juro.

No mais, apenas para concluir, como diziam os oradores cansativos, vou citar o que disse Chaplin acerca dos complicadores:

"O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto que todos possamos apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2018
Código do texto: T6491121
Classificação de conteúdo: seguro