Reagir, mas sem perder a ternura jamais

Na minha opinião nao adianta ficar chorando sobre o leite derramado. A fila anda, a ficha cai e el tiempo não pára... Assim, o que se deve fazer é tocar a a bola, bola pra frente e... resistir. Resistir com disposição, vigor, coragem, pero, como diria Mestre Aragón, sem perder a ternura jamais. Pra que ficar ruminando, encucar, elencando um monte de "ses", se foi culpa de A, B, C ou picilone. É dar a volta por cima, sem choro e nem vela. Vida que segue. E priu.

Não, não se deve deixar de fazer uma certa autocrítica, esquecer o que passou, mas entender que o tem´po flui incessantemente, o que passou, passou. Nada também, já qe tem muita gente que curte a esquerda intelectual, cmo lembrar Marx: "A história só se repete como farsa". Repito: bola pra frente, sem dar chutão, na base do toque de primeira.

A outra coisinha que não se deve esquecer é das bases. E mais uma recomendação: uma volta por cima para ter êxito precisa que todos sejam humildes, sem complexo de maiorais ou bambambãs, com o espírito de eterno aprendiz. Sem essa de que possuem sabedoria. Sabedoria é algo relativo. Lembro Garcia Márquez: "A sabedoria nos chega quando já não nos serve para nada".

Por outro lado é necessário que, paralelamente à resistência, vivamos a vida, com amor, carinho, ternura e humor. Sem isso não se recopõe nada. Viver é fundamental e não se vive sem a alaegria de viver, sem o humor, sem a ternura, sem o carinho e sem o amor.

Que todos acreditem na sua utopia, mas que vivam e raspem o cororó da panela da vioda. Mais: que os que estão envelhecendo joguem fora as raivas, rancores e ódios. E envelheçam como o vinho, tornando-se melhores, sem azedar sem virar vinagre.

Vamsos, portanto, encarar a realidade, sem chororô, sem zangas, resistindo com vigor mas sem, repito, perder a yernura jamais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/10/2018
Código do texto: T6490502
Classificação de conteúdo: seguro