Inveja de Dostoiévski

Não tem jeito, sou mesmo um véio que vive metendo o bedelho no que não conhece e nem domina. É o caso da literatura. Confesso que sou mobral em Teoria Literária, mas porque li grande parte dos grandes autores, me viciei em dar pitaques. Algo completamente absurdo. Mas, hermnas e hermanos, não consigo me dominar, me segurar.

Vou cometer mais uma baboseira literária. Sou fascinado por Dostoiévski. Li toda a obra dele. Para mim é um dos gigantes da literatura. Ele influenciou por exemplo: Virgínia Woolf, Faulckner, Sartre, Garcia Márquez... Mas também, da mesma forma que influenciou vários gênios das letras, se tornou tamabem alvo da inveja e despeito de outros. Vou citar apenas o caso de dois (adoro os dois), Nabokov e Hemingway.

Nabocov, o criador do maravilhoso romance, Lolita, desdenhava e invejava os romances de Dostoiévski. Era apenas despeito or nao conseguir se nivelar ao gigante das leras russas. Já Hemingway, apesar de ser infuenciado pelo escritor, também era crítico. São dele as palavras: "Estive pensando sobre Dostoiévski. Como é que um homem pode escrever tão mal, tão incrivelmente mal, e fazer você sentir profundamente?". Era a inveja e o despeito homengeando o talento de Dostoiévski.

Para mim o romance, "Crime e Castigo", é perfeito. Aquela teoria de que o home superior pode tudo e que é necesárioa redenção, imressioana e fascina. Mas, para mim, o seu melhir romance é mesmo "Os Irmãos Karamazóv". Nunca esqueci esse romance. Li, reli e, juro, treli. Aquele capítulo, "O Grande Inqusidor" sempre releio. Acho sensacional a frase do personagem Ivan: - Se Deus não existisse tudo seria permitido!". Com ua frase o escritor explicoua necessidade de se acreditar em Deus. Sem Deus adviria o caos. Que sacada genial. O que os grandes pensadores precisaram de séculos e vários catataus para explicar, o grande escritorconseguiu com uma única frase.

É preciso ler e reler Dostoiévski. Principalmente em tempos em que a liberdade está ameaçada. Estou falando sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/10/2018
Código do texto: T6490215
Classificação de conteúdo: seguro