Xô, Humilhação

Acho que só quem testemunhou algum tipo de humilhação e ofensa e não conseguiu revidar à altura, sabe o tamanho da dor do humilhado e do orendido. E o constrangimento que é relatar esse tipo de caso. O pior é quando a humilhação e a ofensa é feita calculadamente e gerada apenas por maldade, às vezes por ódio de classe.

Não vivi pessoalmente esse tipo de drama, algumas vezes tentaram me atingir por esse meio canalaha, mas, graças a Deus, soube me defender e reagir à altura, talvez até de forma um tano ou quanto exagerada, sem em nenhum momento me importar com prováveis prejuízos pessoais. Juro.

Mas há pessoas que por sua própria natureza aguentam, suportam e, portanto, sofrem calados essas agressões e atentados covardes e nojentos, coisa de canalhas. Já vi mulheres e filhos de quem sofreu esse tipo de maldade, completamente desesperados. Mais: vi vítimas desses atentados de humilhaçao e ofensa se sentindo covardes, desmoralizados. com vergonha de si próprios.

Tudo por causa da sobrevivência, omedo de perder o emprego e, até mesmo, pásmem, medo físico. Fica um inferno o mundo dos que não reagem às humilhações e ofensas.

Compreendo o drama - comprrendi vários - mas nunca concordei. Não, em hipótese nenhuma, custe o que custar, aguentaria uma humilhaçõ ou uma ofensa. Já, já enfrentei situações difícies e repeli, retaliei, resguardei meu brio, minha dignidade e minha honra. Tudo bem, coloquei em risco a vida, o emprego e a sobrevivência de minha família. De certa forma, admito, fi temerário e até irresónsável. Mas se não reagisse como iria olhar nos olhos dos meus familiares e amigos? Teria virado um trapo, um molambo, um coitado.

Sempre tive em mente a advertênia de Calderón de La Barca: - Ao rei tudo, menos a honra. E a frase de um pensador: "A honra é a poesia do dever". Mais: "Pouca coisa se perde quando não se perde a honra". Hpa um texto judaico que diz: "Não humilhes para anão seres humilhados". Sigo à risca.

Hoje sou apenas um velho, asmático, de passo lento, cheio de achaques, sem quase reflexos, liso, sem títulos, cargos, prestígio, mas continuo inteiroi, a mim ninguém humilha e nem ofende, pode fazr isso pelas costas. Na verdade na minha frente ninguém humilha e nem ofende ninguém, se o fizer reajo, suceda o que suceder. Medo, só tenho de barata, rato, assombração e mulher braba. Mas de outro homem náo tenho nenhum medo, seja ele, soldado, cabo, general, bispo, governador, juiz ou poderoso de qualquer espécie.

Outro ponto, podemos até estar vivendo um grande retrocesso, há pessoas com medo, compreendo, mas euzinho não tô com medo nenhum. Já vivi muito, já peitei coisa maior e mais difícil. Gosto dos versos de uama música do Chico Buarque, uma das antigas, que diz num verso: "E quem pensa que me ofende, humilha, pisando/ pensando que vou aturar/ Tô me guardando para quando o crnaval chegar". Xô humilhação. Quanto aos proovocadores vão para a tonga da mironga do caburetê (tão ligados?). Medo é manha e cara feia é safadeza. E priu. Inté.

P.S. Alguns babões de militares estão exagerando, perderam por completo a noção, além do babador, estão carregando graxa e escova para engraxar as botas dos militares. É mentira, Terta? É não, Pantaleão, esses sujeitos são uns capachos.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/10/2018
Código do texto: T6490201
Classificação de conteúdo: seguro