Nosso Jardim

Tenho uma grande divida para com minha querida esposa (querida mesmo, juro): não consegui adquirir para nós uma casa com jardim. E ela ama as plantas. Não conheço ninguém, palavra de honra, que merececesse mais do que ela uma casa com um jardim, mesmo que fosse um jardinzinho.

Mas meso assim ela sempre improvisou o seu jardinzinho dentro de casa, no pequeno muro e na sala, com caqueiras, vasow, tripés e outro recipientes para plantas, o mesmo faz na pequen varanda do apartamento onde moramos aquino Recife. Ela chama esses lugares de "Nosso Jardim", como se eu tivesse algu mérito ou paticipação nos seus esforços. Se sinto uma amargura é não ter podido adquirir na vida uma casa com jardim. É um amargor grande. Demais.

Nao sou dado a cuidar de plantas, nunca fui, masadoro contemplá-las, Adoro as rosas, e até as plantinhas que nascem nas ruas. Não vou falar nem nas árvores, essas me dão êxtase. Mas faço um parêntese para falar em Roberto Carlos e Cartola, e minha esposa. Dizem que o Rei estava pronto para gravar o clássico de Cartola, "As rosas anao falam", mas no últio instante desistiu, o produtor perguntou o motivo e ele esclareceu:- Canto não, Bicho, porque as rosas falam. Certo? Há controvérsias. Amo essa música, sobretudo cantada por Beth Carvalho, mas a minha esposa fala com as rosas dela, quase tod dia, ouço ocochichado dela, e nao pergunto nada, mas ela deve ouvir alguma coisa. E quem sou eu para duvidar da minha esposa?

Hoje amanheci gripado, tomei logo um Benegripe (o verde e o amarelo) com uma xícara de cha de cidreira, ais tarde a filha vai trazer Redoxon, felizmente nao pintou a asma. Fui logodar uma respirada na janela e fiquei contemplandoas árvores, suas filhas balançado ao vento, lindas, fiquei pensando, divagando, assuntando a maçaranduba do tempo, convrsandocom meus botões, os que restam da caisa do pijama. Pensando, claro, na demcracia, na liberdade, na necessiade de reagir contra quaquer tipo de estupro à liberdade e ao estado de direito. A democracia para mim é tão necessária quanto o ar que rspiro, sem ele sufoco. Acredito, acredito, sim, na resitência em favor da liberdade e da democracia.

Ainda sobre o jardim acho que ele começa antes de se semar as plantas, concordo plenamente com o saudoso Rubem Alves:

"Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem nao tem jardins por dentro não panta jardins por fora".

Uma verdade abissal. Ah, os jardins. O maior deles é o da democracia, temos que regá-lo todo dia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/10/2018
Código do texto: T6487654
Classificação de conteúdo: seguro