V e r m e l h o

Parece até castigo: uma das coisas que gosto mais é de rir, mas se rir muito a asma bate. Resultado: vivo me policiando para não rir demais, contendo o riso, controlando o riso. Dói paca. Minha avó materna dizia que eutinha o riso frouxo. Verdade.

Apesar desse patrulha antiriso, exercida por mim com a ajuda do meu entorno familiar, não consigo, às vezes, me controlar. Principalmente qado me deparo com essa turma dos religiosos de marré-marré, falsos cristãos, sepulcros caiados, reigiosos em compotas. Quano eles começama fazer cabriolas, salamaleques, bunda-canascas, dar salto soltado e tirar onda de santos (santinhos do pau ôco, of course) eu rio, rio demais. Como á disse numa maltraçada, apesar da minha voz baixa e rouquenha durante muito tempo apresentei na Rádio Jornal de Pesqueira, aos sábados, um programa chamado Pesqueira em Debate, começava as onze horas e ia até as doze e meia. Nesses programas de vez e quando eu discutia rligião, sobretudo quando os convidados eram religiosos. Numa boa. Mas pelo telefone sempre um santinho do pau ôco ligava e dizia qe eu era comunista e vermelho, vermelho era mais comum. Um dia o bispo que estava sendo entrevistado por mim, depois de um telefonema desses, em que só fiz rir, confesso que gotava de ser chamado de vermelho, adorava saber que estavam com raiva, nunca reneguei minha porção moleque, bem o bispo tamabém riu e disse pelo micfone para o ouvinte santinho do pau ôco: - Meu irmão, não chame esse sujeito de vermelho não, vermelho éuma cor sagrada, vermelho é a cor do Espírito Santo. Fiquei arretado, o bispo cortou meu barato. Fquei sendo chamado apenas de comunista e a cor vermelha foi absolvida. Hoje qando me encontro com o pessoal do PT da cidade digo que, graças a mim o vermelho se popularizou na terrinha, meso eu não sendo do PT e não gostando, pasmem, da cor vermelha. Não, não gosto, me, camisa vermeha eu uso. Juro.

Bom, mas foz esse arodeio todo para dizer querio muito com esse surto de reclame religioso de algumas pessoas, até parece que eus e Jesus passaram procuração a ela para falar em nome Deles. Mais, metem o cacete nos outros sem dó e nem piedade, espumam de ódio, caluniam, distorcem os fatos, alteram, fazem ilações maldosas e mentem. Vejam bem, euadmito qe a pessoa seja veemente, dura, defend seu lado com veemência, mas com verdades e se meter religião no meio, religião e política são como água e óleo, não se misturam.

Acho uma papagiada alguns religiosos em compotas (essa expressão nao é minha, roun=bei de Brizola) num surto de raiva, rancor e ódio. Rio muito. São apenas sepulcros caiados, falsos cristão, religiosos de marré-marrée palhaços tristes. Tem algo mais ridículo do que um palhaço triste? Mas rio e ao mesmo teho pena. Principalenyte quando o religioso em compotas éde idade.É constrangedor esse ódio insano, é como se fossem justiceiros, esquece que o Cristiansismo prega o contrário, prega a fraterniade, a compaixão, a a solidariedade, a verdade...

No mais, essa fixaçao no vermelho é algo perigoso, estão conra a cor do Espírito Santo. Se alguém duvida eu ainda tenho a fita gravadado programa. Pega mal um religioso falando mal da cor do Espírito Santo. É pecado. Inté.

P.S. Tô com uma inveja danada da Bahia. Principalmente de Salvador. Recife, me perdoe, mas hje virei a casacapara Salvador. Axé, Salvador. Que terra porreta.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/10/2018
Código do texto: T6487115
Classificação de conteúdo: seguro