Acontencimentos políticos do passado

Não tem jeito, até me esforço para não falar do passado, mas não consigo, afinal sou véio e pessoas da kinha idade sempre ficam tocando o samba de uma nota só. Hoe estava convrsando com u amigo sobre os acontecimentos políticos do passado. Segundo ele, eram mais marcantes. Concordo em parte, mas acho que o movimento pela anistia, Diretas Já, rdemocratiação foram ainda mais marcantes do que os mais antigos. Conversamos - aliás ele quase falou sozinho - sobre três políticos: Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Carlos Lacerda.

Segundo ele, Getúlio foi uma legenda, Jânioum fenômenoe Lacerda o maior opositor de todos os tempos.

Disse que menino ainda pivia falar de Getúlio, que já era fustigado naquele tempo por Lacerda que era apeliado, pelos comunistas, de "O Corvo". Citou até um trecho de um discurso de Lacerda contra Getúlio:

"O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedí-lo de governar".

Jãnio, lembrou o amigo, após ganhar espetacularmente as eleições e de governar por sete meses, renunciou à Presidência com um bilhete manuscrito de seis linhas. Citou o teor do bilhete:

"Ao Congresso Nacioanal:

"Nesta data, e por este nstrumento, deixando com o Ministro da Justiça as razões do meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República".

Mas foi sobre Getúlio que ele falou emocionado, disse que tinha onze anos na época do suicídio do presidente, mas que lembra da comoção que tomou conta de todo mundo. Que antes de atirar no peito, acossado que estava por Lacerda e as forças golpistas, deixou uma Carta-Testamento que no final dizia:

"Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a miha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entar na história".

Sei não,mas concordo com o amigo, antes havia líderes demais envergadura. Ou não? Sei lá, Mangueira, não sei. Mas lembro de Ulisses Guimarães com um exemplar da Constituição na mão, na promulgação da Carta Magna, dizendo: "Traidor da Constituição é traidor da pátria". rEra um líder de verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/10/2018
Código do texto: T6486032
Classificação de conteúdo: seguro