Filosofia, aula e emoção

Uma das minhas frustrações é não ter estudado. Como sito falta de uma cultura de verdade. Como desejaria ter lido os grande pensadores, os filósofos, os centistas sociais. É claro que li alguns livros, mas sem possuir uma base sólida para apreender as idéias.

Por sentir falta dessa cultura é que me assusta esse programa direitista que está querendo cassar o pensaento do currículo escolar, cassas, porexemplo, "a filosofia de Paulo Freire", É uma aberração, é fascismo puro, não se pode tirar a filosofia dos currículos, é embrutecimento, obscurantismo, retrocesso, coisa parecida com a inquisição e os regimes totalitários. Nunca o ensio precisou tanto d filosofia, da sociologoia, de ensinaras artes. O ensino nao pode prscindir da emoção da filosofia. O ensino precisa melhorar e só melhora se nao houver cassação do penamento. Estava hoe à noite lendo um texto numa revista quando e deparei com um uma citação de um treco do filósofo Deleuse:

"O público de uma aula é algo fascinante (...) Uma aula é uma espécie de matéria em movimento. É por isso que é musical. Numa aula, cada grupo ou cada estudante pega o que lhe convém. Uma aula ruim é a que não convém a ninguém. Não podemos dizer quetudo convém a todos. As pessoas têm de esperar. Obviamnte, tem alguém meio adornecido. Por que ele acorda misteriosamente no momento qu lh diz respeito? Não há uma lei que diz o que diz respeito a alguém. Oassunto de seu interesse é outra coisa. Uma aula é emoção. É tanto emoção quanto inteligência.Sem emoção, não há nada, não ha interesse algum. Nao é uma questão de entender e ouvir tudo, mas de acordar em tempo de coptaro que lhe convém pessoalmente. É por isso que um público variado é muito importante.Sentimos, o deslocamento ds centros de interesse,que pulam de um para o outro. Isso forma uma espécie de teciso esplêndido, uma espécie de textura".

Fic sem entender como querem tiar a filosofia do currículo escolar, Só há uma explicação: querem o embrutecimento dos jovens, não qurem um cidadão culto, querem um fascista chapado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/10/2018
Código do texto: T6485465
Classificação de conteúdo: seguro