Missa dos Estudantes

Pois é, hermanas e hermanos, as pessoas excitadas, frenéticas e num frisson da gota serena arengando por causa da política, e eu aqui tentando acomodar as coisas com a esposa que ficou com raiva orque saí e tomei uns birinaites com os amigos. Ela teme pela minha saúde, está certa. Então depois de uma soneca comecei a conversar com ela sobre o nosso passado. Foi remédio santo, ela esqueceu o penati que cometi e ficamos balançando nas cadeiras de palhinha lembrando os bons tempos.

Uma das lembranças foi a missa dos domingos, a chmada Missa dos Estudantes. Era celebrada pela manhã e reunia os estudantes do colégio dirigido pelos padres e as estudantes do colégio das freiras. Eu mesmo sem ser católico, participava dessas missas, era uma oportunidade rara de ver todas as garotas do colégio das freiras. Lembrei que a roupa dos rapazes era um terno todo branco de diagonal da Torre, camisa branca e gravata preta, já as moças era aquela sai plissada azule a bulsa branca, meião e gravatinha Para entar na Igreja fazia-se duas filas, uma dos rapazes e outra das moças. Lá dentro os rapazes se sentavam de um lado e as moças do outro. Não havia essa de misturar tudo como hoje, aliás, aco que quando se mistura muito se perde um pouco o romantismo de antigamente. Como era arretado ficar flertando com as moças de longe. De vez em quando o padr chamava a atenção. Um barato. O engraçado é que aa maioria dos rapazes e das moças saía da missa sem sabrpiroca nenhuma sobre o sermão do padre, a maioria deles metendo o cacete no pecdo da luxúria. Recordo que alguas moças, quando o padre se esquelava no combate à luxúria, baixavam a cabeça assustadas. Tudoera pecado, até aqueles arrepiozinhos. Mas havia os sermões mais moderados quando entao a troca de ohares era ais frequente e divertida.

Hoje não há mais essas missas, talvez o modismo e ate mesmo a nova composição da população estudantil naocomporta mais esse essa tradição,aliás, todas as tradições estao acabando.

Dia desses, um amigo de infância me mostrou algumas fotografias daquelas missas de antigamente e, creiam, recordei com emoção aqees momentos felizes, em a ente flertava na missa, ariscando u=o olho numa das nossas musas.

Tenho saudade da missa dos estudantes, a minha espoa também. Saudade do passado. Recordar e viver. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/10/2018
Código do texto: T6485356
Classificação de conteúdo: seguro