Envelhecer ser perder a ternura

Nao nego algo que é óbvio e ululante: sou meio arengueiro. E desde criança, não mudei. Mas, graças a Deus, mesmo consrvando esse defeito estu envelhecendo com dignidade e ser perder a ternura. Mais. sem recorrer aos expedientes das tentações para encobrir mafeitos e nem truncar fatos ou inventar maldades, nem também acusar sem provas. Estou envelhecendo também sem nenhuma vaidade e nem veleidade, contente de ser apenas um homem, um velho comum. Importante: sem prjudicar ninguém. Envelhecendo, encurtando os passos, ando bem lento, a vista curta, ouvndo pouco, cheio de achaques, asmático crônico, mas um véio feliz. Juro. Procurando viver alegre, rindo, sem me levar a sério,sem querer aparecere nem me meer a nada. Apenas vivendo, raspando o cororó da penaela da vida, mas com difnidade, repito, e como muita ternura. Sem jamais me rasgar por quem qur que seja e também sem nunca ter apoiado a violência. Nunca.

Lamento muito e fico triste quando veo um velho se rasgando, trcendo fatos, querendo ser bambambã na marra, querndo humilhar os outros, fanatico e sem dúvida com odio de classe. Não, não sinto raiva, rancor e nem ódio, apenas isso me entristece porque sem que essa pessoa não é feliz. Não pode ser. Ela sabe que está extrapolando e bancando o palhaço tiriste. Hpa alguma coisa mais triste que um palhaço triste, principalmente quando o palhaço é velho?

Prefiro nesse momento de tanta zanga inútil, insistir na verdade, na necssidadedo debate leal e franco, na sobriedde e na ternura. Envelhecer é difícil, mas é até prazeroso. Quase todo dia leio um livro de crônicas de Dom Hélder, e uma das crônicasque mais gosto é justamente "Envelhecer", vibro com este trecho:

"Tive a ventura de estar em três audiências privadas com o Papa João XXIII: ele com seus oitenta etrês anos de idade, foi o ovem mais jovem que encontrei na vida....

"Qualquer que seja a sua idade, guarde estes pensamentos:

- O importante não é viver muito ou viver pouco, mas realizar na vida o plano para oqual Deus nos criou. As rosas, a rigor, vivem um dia. Mas vivem plenamente porque realizam o destino de graça e beleza que vêm tratar à terra....

- se sentirem que os anos passam, e a mocidade se vai, peçam a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a raça de envelhecer como os vinhos envelhecem - tornando-se melhores - e, sobretudo, a graça de, envelhcendo, não azedar, não virar vinagre...".

Nunca vou virar um velho chato, rabugento, pretensioso e nem azedo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/10/2018
Código do texto: T6483484
Classificação de conteúdo: seguro