Se todos fossem iguais a você....

Sou fascinado pelos belos gestos. Sempre recordo de um filme antigocom Gary Cooper, "Beau Geste". Adoro as essoas capazes de praticar um belo geto, principalmente escondido, sobriamente, anonimamente, sem fazer reclameou demagogia. Essas pessoas são o sal da terra. Fazem a diferença. Tem mais: são sempre tímidas, humildes, falam pouco. Mas brilham, iluminam e até encandeiam com seus belos gestos. Gestos e ações solidárias que nao são pontuais, sazonais, tipo chuvas de verão. Não, são parte da sua personalidade, jeito de ser, vivem mesmo a emoção da solidariedade.

Nao sou, confesso, alguém prtaticante de beos gestos. Talvez faça parte do time de ação pontuais, sazonais, chuvas de verão. E, no entanto, me considero um combatente da liberdade e da justiça social. Mas reconheço que falo mais do que faço. E fico fascinado com os que não falam mas fazem. E fazem o bem e praticam a solidariedade e a partilha reservadamente, ate escondido, anonimamente. Não inveo essas pessoas, sou fascinado por elas. Mas, confesso, que às vezes ate evito me encontrar com elas. Saabem por quê? Porque fico envergonhado. Pra que mentir? Fcoi envergonhado de não ser capaz de fazer os belos gestos que elas fazem, atos e ações lindas sem ser nada programado ou encenado, nem vsando à recompensa nenhuma. É apenas a sua manera de ser. Acham melhoir dar do que receber. São capazes de levantar algupem que cai sem fazer alarde. Ajudam muita gente. Ajudam doentes, decaídos, deesperados... Ajudam como podem, repartem, partilham, se doam.

Eu tenho uma amiga que qando está num restaurante, bar, lanchonete, café sempre disfarçadamente embrukha a sua porçaão de comida e coloca na bolsa, deois sai de fininho, pde licnça, e vai lá fora e entrega um menino que tem fome, a um mendigo... Sempre sigo ela e fico com os olhos marejados. Ela faz isso e muito mais, vive ajudando em hospitais, visitando aflitos, dando força... Falei que essas pessoas são timidas, caladas, humildes. Essa amaiga é assim, mas e uma mulher culta, inclusive escreve muito bem, mas nunca publica, nem faz menção a sua vocação para as artes, é eexcelente cantora, mas ara cantar em público é difícil. Só em ocsiões especiais canta Ave Maria no Morro" e a outra Ave Maria que Dalva de Oliveira eternizou. A aiga canta coo ela, dividamente, eu sempre choro de emoção.

às vezes quando me encontro com ela e toco no assunto, nos beos gestos que ela praticano anonimato, ela enrubece e sempre me diz: - Pare com iso, senão me intrigo com você. Paro no mesmo instante. Mudamos de assunto. Mas, podem crer, gente como ela nos ilumina e de certa frma encadeia. Brilham demais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/10/2018
Código do texto: T6480719
Classificação de conteúdo: seguro