No caminho da perdição

Estou admitindo que realmente estamos rumando para o precipício. Não sou homem de dizer as coisas pela metade e nem de centrar a culpa e responsabilidade em determinada faixa da população. Acho que a culpa é de todos e de cada um, inclusive da esquerda e dos que se diziam democratas. São tão culpados quanto os planejadores e administradores desse avanço obscurantista, dessa guinada antidemocrática e fascista. Somos, somos todos co-responsáveis sim. Não soubemos cultivar a humildade, ser realistase pensar mais no país e na democracia do que em nós mesmos. Sim, sei que não tenho tanta culpa, mas me incluo dentre os co-responsáveis pela falência da democracia. Não me absolvo, me penintencio porque endissei demais os que não foram capaz de construir uma frente única para defender e salvar a democracia.

A mim entristece, constrange e revolta constatar não só a covardia, mas a incapacidade e falta de brio de esquerditas e democratas que não tiveram peito de fazer um verdadeiro enfrentamento. É covardia culpar o povo. Tê culpa, isso sim, quem não soube politizar e conscientizar o povo, quem se afastou do povo, quem logo no inicio, lá atrás, se deslumbrou com o poder.

Há setores, da alata classe média, empresariado, profissionais liberais e gene bem de vida que futuramente vão lamentar ter respaldado esse frenesi fascista e antidemocrata, Vão, quem sabe, lembrar uns versos de um poema de Eduardo Alves da Costa:

"Tu sabes/ Conheces melhor do que eu/ A velha história/ Na primeira noite, eles se aproximam/ E roubam uma flor do nosso jardim./ E nao dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem:/ Pisam flores/ matam nosso cão./ E não dizemos nada./ Até que um dia,/ o mais frágil deles,/ Entra sozinho em nossa casa e rouba-nos a luz,/ E conhecendo nosso medo/ Arrranca-nos a voz da garganta/ E jpa não podemos dizer nada".

Estamos, portanto, toando o caminho da perdição. E todos somos culpados por essa adesão consciente e suicida ao obscurantismo. Não fizemos a nossa parte. Inté.

P.S. Saiu uma pesquisa Vox Populi que anima um pouco, mas não dá para ter muita esperança. O enfentamento não se dá via pesquisa.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/10/2018
Código do texto: T6480704
Classificação de conteúdo: seguro