Passando a vista no meu caderno escolar

Com tanta hipocrisia, tensao, violência, raiva, rancor e ódio vicejando e o país perdendo o resto de credibiidade no cenário mundial, os índices de eficiência, desenvolvimento humano e toda sorte de indicadores caindo, e quase todo mundo ocupado em publicar fake news ou lê-las, o que, para mim, dá no mesmo, sinto, creiam, um grande desalento, desmotivação, desesperança... Ainda me entristece mais quando constato pessoas com formação, conhecimento e cultura sendo coniventes com o que é pior e letal: o fim do estado de direito, a falência da democracia, os atentados aos direitos humanos e trabalhistas. Não aceito que em nome do antipetismo (que tem muitos erros) se ponha em risco a democracia e o estado de direito. Mas sou apenas um velho doente, cansado e farto de tanta hipocriisia.

Por isso, depois que notei que estou somente perdendo tempo e sendo confundido com um militante rivoso, engajado e marionete do PT e das esquerdas, resolvi não insistir, posso voltar ao assunto política, mas sabendo que estou malhando em ferro frio. Há uma decisão tomada, e em nome dela se perdeu totalmente a razão. Fui acusado até de ter me baseado em fake news. Um absurdo. Tudo que comento é checado, conferido e, confesso, compusado com os órgãos conservadores. Se comentei isso ou aquilo sobre determinado candidato foi a pura verdade, não foi retirado de notícias dadas por veículos ou l´pideres da esquerda, mas por declarações do próprio candidato e da imprensa conservadora, gravações, dpcumentos, anais da câmara, tudo oficial. Prezoa honra, se fosse um mentiroso como oharia nos olhos dos meus netos e de minhas filhas? Sou um homem do sertao, prezo minha honra, sou brincalhão, rude, mas nao minto no que escrevo. Idéia é ma coisa, honra outra coisa.

Mas deixa pra lá, vou apenas no final desta noite, apenas citar algumas frases do meu velho caderno escolar, caderno que escapou à limpeza nos meus guardados. Vamos as frases que reli:

Sartre: "O inferno são os outros". Malraux: "Há mais dores no mundo que estrelas no céu". Einstein: "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Francisco Julião: "Amor é oferta pernanente e renúncia de todos sos dias. É mais porque é dádiva e humildade". Aristóteles: "A esperança é o sonho do homem acordado". Voltaire: "Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei ate a morte seu direito de dizê-lo". Antonio Maria: "Amizade é como perna de cavalo, quando se quebra nao se conserta nunca". Clarice Lispector: "Felicidade para mimsao pedacinhos de ternura que vou colhendo aqui e acolá". Dom Hélder Câmara: "Quanto mais negra a noite, mais carrega dentro de si a madrugada". Frei Betto: "No Evangelho, Jesus diz que ninguém tem mais amor do que aquele capaz de morrer pelo próximo. Nesse sentido, Che foi um santo". São apenas dez frases do meu caderno escolar. Inté.

P.S. Aprendi com a vida que nao devemos nos vangloriar de nada. Nem invejar ninguém. Nem querer ser o pai da matéria. Mas, principalmente, jamais devemos ser subservientese nem nos curvar a outro homem.Sóevemos fazer isso se for para levantar um próximo. Nao devemos tamabém falsear a verdade e nem fazer iações sobre alguem para justificar suas fraquezas e falata de compromisso com a verdade dos fatos. Um homem de verdade tem que ser verdadeiro, caso contrario é só meio homem. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/10/2018
Código do texto: T6480131
Classificação de conteúdo: seguro