Nossas Máscaras

Mesmo tendo cuidado para ser sincero e transparente, acho que ninguém escapa de usar uma máscara. Uma não, várias. É impossível não usá-las. Tudo bem, acredito nas honrosas exceções, não as conheço, mas admito, talvez não estejam sendo visíveis porque estão em Marte,

Vejam bem, você às vezes amanhece puto da vida, de mau humorm de ovo virado, mas devido às convenções sociais das quais ninguém escapa, tem que se mostrar delicado com vizinhos, porteiros, conhecidos, famailiares e etc e coisa e tal. Bota a máscara de educado e de bem com a vida. E assim por diante. Fica difícil ser totalmente transparente, Faz pate do show da vida usar máscaras. Temos que fingir. Infelizmente.

Uma das máscaras que mais abomino e essa não uso nem na marra, é a de ético em compotas. Dou minhas farrapadas na ética. Não spou, confesso, cem por cento ético, não sou nem oitenta por cento. Alguém é? Se for, parabens, vamos pedir que se coloque uma estátua em praça pública para que os pombos caguem em cima dela. Como, me expliquem, alguém pode ser cem por cento ético no Brasil? Ou em qualquer parte do mundo. Ou estão pensando que só há farrapada na ética no nosso patropi? Era so o que faltava. Talvez estejamos na fila da pole position da farrrpada ética, mas acompanhados de muita gente.

Sou um cara que procura ser direito, mas sem exagero. Fico puto da vida qiando encontro um sujeito dizendo que é totalmente ético e se autoelogiando, querendo bancar o perfeito. De vez em quando rasgo a fanatasia de um deles. Detesto santinho do pau ôco e arauto da ética de marré-marré, Sou um pecador confesso e, repito, não sou exemplo de ética. Procuro apenas ser direito, mas sem exagero. E priu.

No mais, sempre gosto de lembrar aos obcecados ela ética e que, na verdade, são éticos em compotas, uma reflexão de Oscar Wilde:

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chama-se caráter". Bingo.

Vou dar dar uma limoada nas minhas máscaras, rssss. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/10/2018
Código do texto: T6478073
Classificação de conteúdo: seguro