A b i s m o s

Tudo na vida tem um custo. Com certeza nao existe almoço grátis, tipo zero oitocentos. Pode até parecer estranho usar essa afirmação para falar que há pessoas que tentam apagar a história do passado, jogar num abismo do esquecimento o passado de sua própria pátria. Mas anão conseguem porque ele sempre volta a incomodar. Diizia Shakespeare: "Atiramos o passado no abismo, mas não nos inclinamos para ver se está morto".

Se tentam ogar a história, o passado, no anbismo do esquecimento, algo impossível, no que concerne ao amor, não raro, é preciso recorrer também ao abismo, mas não para nos livrardele, mas para recolhê-lo. É que o amor se assemelha a uma flor, e essa flor pode em algum momento estar num abismo, à beira do precipício, num despenhadeiro. Há uma frase num livro Stendhal que fala nisso: "O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de colhê-la à beira do precipício".

Estava aqui no meu cantinho pensando, pasmem, nos abismos, e, de repente, associei o passado que querem em vão esconder, os crimes,as perseguições e maldades da ditadura, jogando essa história num abismo do esquecimento, inclusive apoiando adeptos e fãs de responsáveis por torturas nos ans de chumbo, mas pensei também no amor pela democracia, essa plantinha tenra, essa flor, que está na beira do precipício e qe precisamos cuidar dela, regá-la, livrá-la dos ventos da violência e do autoritarismo.

Não sou homem de retaliação, nem de destilar raiva, rancor e nem ódio, mas, por outro lado, sou alguém que não pode e nãodeve deixar de dzer o que pensa, mesmo respeitando qem pensa doferente de mim, aqueles que possuem um sentimento puro e que estao optando segundo sua consciência, mas sem nenhum comprometindo com o fascismo.

Acho que devemos travar o combate, até com veemência, mas sem descambarpara a baixaria. Sim, é preciso endurecer mas sem perder a ternura jamais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/10/2018
Código do texto: T6471133
Classificação de conteúdo: seguro