Milton Santos homenageado pelo Google

Ontem quem acessou o Google viu o doodle com uma homenagem ao saudoso pensador e geógrafo brasileiro, Milton Santos, falecido em 2001. Ele foi o único intelectual Sul Americano a ganhar (em 1994) o Prêmio Vautrin Lud, na França,considerado o Nobel de Geografia. Natural de Macaúbas, na Bahia, Milton foi u dos maiores intelectuais do Brasilem todos os tempos. Dedicou sua vida à pesquisa, análise, ensino e escrever obras fndamentais sobre a geografia humana e a criticar a exclusão social, discriminação e a globalização praticada pelo capitalismo selvagem.

Escreveu obras como "Sociedade e Espaço", "Por uma geografia nova", "O Trabalho do geógrafo", "Pobreza Huana", "A urbanização desigual", "Por outra globalização - do pensamento único à consciência universal"e tantos outras obras fundamentais.

Foi reconhecido no mundo inteiro, mas no Brasil não recebeu s hoenagens que merecia. Infelizmente. Milton foi tão importante quanto osué de Castro, Sergio Buarque de Hoanda, Florestan Fernandes, Raimundo Faooro, Darci Ribeiro e outros grande pensadores humanistas e cobatentes da liberdade, da democraca e da ustia social.

Lembro alguns pensamentos dele:

"A força da aienação vem dessa fragilidade dos indívíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separae nçao o que os une".

"Existem apenas duas classes sociais, as que não comem e as dos que não dormem com medo da revolução dos que nao comem"

"Consumismo e competividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão".

"A globalização ataa noção de solidariedade, devolve o homem à condição primitiva do cada um or si e, como se voltássemos a ser animais da selva,reduz as noções de moralidade pública e particular a u quase nada".

Poderia citar mais pensaentos e trechos de sua obra, mas quero apenas colocar a importância desse grande brasileiro, do pensador, do geografo, do humanista, do grande cidadão e do Combateda Liberdade e da Justiça social. costumavam os recionários e fascistas a atacar esses humanistas e pensadores que foram combatenes da liberdade e da democracia social de ateus. Isso não faria a mínima diferença na obra dele e na sua vida linda de antifascistae anticapitalista, mas MIlton era um hmem de fé, mas nao da fé limitadaa rituais. Ele disse:

"Deus é o todo, está em tudo". Inté.

P.S. Por que todos os grandes pensadores foram antifascistasedefensresda justiça social? Se milton Santos estivesse vivo estaria de que lado? staria fazendo a mesma opção da maioria dos seus irmãos baianos. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/10/2018
Código do texto: T6465453
Classificação de conteúdo: seguro