Alma e Compaixão

Não sou religioso. Nunca senti falata da religião. Mas respeito todas elas.Mas não respeito os religiosos que se aproveitam da religião para enricar ou praticar maldades. Acho que não prciso desenhar.

No entanto, mesmo não sendo religioso, su cristão. Cristão por opçãoe convicção. Acredito em Deus e, claro, rezo. Rezo como Jesus ensinou: sozinho e com a porta do quarto trancada. Não preciso de ntermediários e nem de templos para me acertar com Deus.

Sendo, portanto, cristão acredito na alma. Todos temos uma alma.Acredito inclusive que a vida transcende a morte. Sei que infrinjo varios preceitos cristãos. Por exemplo: não sei perdoar quem me ofendeu, injuriou, perseguiu, a mim e a minha família. Se tentei perdoar? Não, nunca tentei e nunca vou tentar. Assumo o pecado.

Mas há uma virtude que sem ela acho que não existe o cristão, uma virtude que tem tudo a ver com a alma humana. O amor? Não, porque o amor é hors concours. Refiro-me à compaixão. Acho que ela é condição sine qua non (gostaram do meu latim?) para a vida de qualquer ser humano, seja cristão ou não. Sem a virtude da compaixão o ser human vira algupem frio, perigoso, sem humanidade. Certa vezme depari com uma frase de um escritor francês, Anatole France, que guardei na mente: "A compaixão é que nos torna verdadeiramente humanos e impede que nos transformemos em pedra, como os monstros de impiedade das lendas".

Vou onfessar algo: disse que não perdôo, é vero, mas mesmo aqueles que não perdôo, caso sejam vítimas de algo que os abale, eu sinto compaixão. Sou adepto da virtude da compaixão. Apesar de rude, arengueiroe grosso, no item compaixão eu sou - semre serei - aprovado com louvor. Sem compaixão não ha ser humano, ee pode se transdformar numa fera. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/09/2018
Código do texto: T6462123
Classificação de conteúdo: seguro