Bengala Sagrada

Estava cnversando com aguns amigos, quando um deles, grande economistae hoje consultor de empresas, muito bem de vida, disse que estava com um baita problema. Pensei logo que era doença. Mas, graças a Deus, não era. O problema, pasmem, era relativo ao estudo de um neto dele. No curso do garoto, me parece que Direito, havia uma matéria que achei meio estranha, Teologia, ensinada por um padre, o garoto teria que fazer um trabalho sobre a diferenciação ntre o sagrado, o profano e o mundano, e o neto teria pedido sua ajuda. Ora, o cara é grande economista mas completamente avesso a esse departamento de religião. Parece que pesuisara na internet, mas ainda assim ficara confuso. Segundo entendeu, o sagrado era Deus, Nossa Senhora, Jesus Cristo, rituais... E profano o resto. E priu. Mundano não soube explicar, achou que era o profano estragado. Falou isso para o garoto, mas o padre queria algo criativo, uma narrativa em que os alunos com suas própias idéias fizessem esse trabalho.

Ninguém se pronunciou, todos acharama o assunto fora da curva, embora a maioria fosse de católicos qe frequentam a missa dos domingos. Foi aí, devido ao silêncio dos reigiosos, que o amigo pediiu a minha opinião. Fiquei meio surpreso. Mas não me neguei a dar uma paljinha sobre o assunto.

Eu estava usando uma bengala que foi do meu saudoso pai. Quando as pernas doem muito e a coluna também ataca, eu uso essa bengala. Disse a ele: - Cabra veio,sou a pessoa menos indicada para falar sobre esse tema. Mas para mim, o sagrado é Deus, Nossa Senhora, Jesus Cristo e tdo aquilo que é ungido pelos bons sentimentos, pelos sentimentos purose que inspiram e incorporam amor. Por exemplo: tais vendo esta bengala (mostre a bengala ue foi de meu saudoso pai) é apenas um pedaço de pau, algo profano para a maioria das pessoas, certo? Errado, porque é a bengala de meu pai e essa bengala está ungida e revestida por meu amor a meu pai, é uma relíquia para mim, é sagrada. Sagrado, bicho, é aquilo que nços amamos e, claro, Deus, Maria, Jesus, o céu, a natureza. Profano é aquilo que não agregou amor ainda, o que é descatável de sentimentos puros. Então ele perguntou: - E que porra é mundano? Respondi brincando: - É o cabaré de Laureta, a prostituição, o crime, as dorgas, a maldade, calúnia, o julgamento e conenação sem provas cabais - ele tossiu, é direitista - e tudo que é negativo, toda espéciede safadeza. Encerrei. Enquanto ficamos conversando sobre a festa em Arcoverde porque chegou a água do São Francisco, ele sacou da pasta uma agenda e anotou tuo que eu disse, e vez em quando pedia um esclarecimento.

Alguns dias depois ele me telefonoue agradeceua palhinha, disse que o menino fez a narrativa espelhado no que eu disse er que havia botado até a bengala no texto. Que o professor tinha elogiado o trabalho. Não ficou só nisso, me mandou um presente com um cartão onde escreveu, que não sabia se esse presente era profano ou mundano, mas sagado não era. Mandou um litro de uisque Chivas. Mas no final do cartãozinho fez ma gozação queme neto riu muito: - Se você não fosse um véio brocha eu teria mandado uma garota de Laureta. Pegou forte. Mas fquei satsfeito com o uísque , tô tomando de conta-gota, é bom demais, fico com medo de quando acabar eu ficar triste. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/09/2018
Código do texto: T6459460
Classificação de conteúdo: seguro