Ai, a solidão...

Num samba-canção famoso e arretado, Dolores Duran cantou: "Ai, a solidão vai acabar comigo, ai, eu ja nem sei o que digo...". Paulinho da Viola num dos seus melhores sambas cantou: "Solidão é lava que cobre tudo...". Caetano num samba genial cantou: "Solidão apavora, tudo demorando a ser tão ruim...". Se fosse recordar as músicas que falaram sobre solidão iria tomar tempoe chatear. Poderia também recordar poemas, seria um texto extenso, chatíssimo.

Mas a verdade é que a solidão na música e nos poemas é um personagem aterrorizante, do jeito que é empregada ela atinge mesmo o coração e a alma. E hpa mesmo esse tipo de solidão que é lava e cobre tudo, que apavora e que acaba com a pessoa que teve u amor frustado e curte solião. É vero.

Pero, como diria o noso caríssimo espanhol, Dom Aragón, a solidão pode também ser positiva. Sim, no decorrer da vida precisamsos de momentos de solidão. A solidão positiva. Aqueles momentos erm que sozinhos pensamos, refletimos, rezamos, divagamos e sonhamos. Eu tenho um amigo que diz que precisa de momentos de solidão para falar sozinho. Se ele fala sozinho eu não posso garantir, mas eu falo. Juro. Não em voz alta, mas baixinho, cochichando com meus botões.

Com toda certeza é nesses momentos de solidão que surgem as idéias, os tais lampejos, em que pensamos e refletimos tranquilos. A solidao é uma privacidde prioritária, necessária, fundamental. às vezes qundo sou flagrado me perguntam: - Caducou de vez, está falando sozinho? Eu apenas rio, não sabem que estou exercitndo algo positivo, me questonando, pensando, refletindo ou rezando. A solidão é uma espécie de retiro, um espaço, uma chance do ser humano fazer autocrítica , se repensar, se autoanalisar.

A solidão positiva pode não gerar música bonta, de roedeira, de amores destruídos, tambem não gera poemas lindos e desesperados, não vira canções, sambas, fados, tangos ou boleros. A solidão positiva gera paz, tranquilidade, retempera as forças, mas, quem sabe, se não foi num momentos desses que, por exemplo, Caetano compôs aquele samba arretado quediz que a solidão apavora? Não duvido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/09/2018
Código do texto: T6459430
Classificação de conteúdo: seguro