Ódio ao PT é inato

Nenhum movimento, seja ele político, religioso, científico ou de qualquer espécie é imune a erros, falhas, desvios, corrupção. imoralidade e o escambau. Tudo que é constituído por seres humanos ésuceptível a erros.

Mas se é um movimento funddo combase em idéias e bases sólidas.com o toque do idealismo, ele subsiste às crises. Resiste porque encarna idéias,utopia, faz história, incorpora o sentimento de uma faixa considerável do povo.

Vamsos a um caso concreto: qual opartido no Brasil que, mesmo enfrentado crises, apedrejamento diárioda mídia, toda espécie de retaliação, oposição diuturna de amplos setores da casa grande e do emresário e até do estado, permanece e consegue aglutinar tanta gente no Brasil? Fácil responder, até uma criança responde: o PT. Só o PT. Éo único partido que podemos condierar como um partido de verdade. Está demonstrando co sua resistência às intéperies que é sólido, forte e resistente. Pensaram seus algozes que tinham conseguido destruí-lo. Que ledo engano!Como se pudsse encarcerar umsentimento, uma idéia, um bem de parte do povo. Erraram, subestimaram o pT e subestimaram parte do povo brasileiro. Veja que de partido sólido evivo só restou ele. Qual outro partido tem representatividade e adesão do povo no país? O PT só tem paralelo com o peronismo da Argentina. Ate oSolidariedade da Polônia, que de certa forma inspirou o PT, acabou.

Não sou petista. amais poderia ser petista porque sou um dissidente nato, embora não negue minha simpatia por esse partido. Mas me estarrece que ainda não se tenha entendido algotão primário: o PT é o único partidode verdade do Brasil, e para combatê-lo tem que se fazer isso com um patido cobase sólida, idéias, empatia co o povo. O PSDB tentou,mas composto por elitistas e distante do povo, sem incorporar o sentimento popular acabou se exaurindo. De lider de verdade só teve Mário Covas, tinha empatia co o povo. Mas FHC, Serra, Alkmin, Aécinho... Não têm. Resultado: o PSDB acabou, comonãoexiste PMBB.

Há u ódio ao PT que siplesmente assusta, é u odio avassalador. Mas um odio que como tal nada constrói. Me citem algo que se construiu com ódio. Tem mais: esse ódio é um bumerangue que volta atingidoo lançador. O ódio virou epidemia, tem gente ficando totalmente pirado.Algo trsiste, não compreendem que não se combate um partido de verdade com a arma do ódio, tem que se contrapor a ele com idéias, projetos, com u partido forte.Sem isso, nem mel, nem cabaça. Emplacam uma alternativa ao PT que até a casa grande está repelindo, mas vai ser obrigada a seguir. Como fez com Collor. A classe média que foi usada na epoca, depois estava urrando de raia quando sequestraram os aivos financeiros, principalmente a poupança. Optaram nao por um partido sólido, mas por umaaventura que era quase sem partido. A semelhanaça é incrível no momento.

Luis Fernando Veríssimo, o Chico Buarque da crônica, acendeu uma lamparina que ilumina e tentaexplicar essa raiva irracional ao PT:

"O antipetismo ao PT é inato. O antipetismo começou com o PT. Está no DNA da classe dominante brasileira, que historicamente derruba, pelas armas se for preciso, toda ameaça ao seu domínio, seja qual for a sigla".

Vou ficando por aqui, sem ódio, sem medo, absolutamente tranquilo, disposto certamentea aceitar o resultado das urnas, sem recorrer para desculpas esfarrapadas e nem endossando casuímos, lamentando essa onda de ´dio, rancor e raiva irracionais, esse ódio sem se apresentar alternativa ao pT, aproveito para lembrar aos raivosos de todos sos matizes, prinipalmente os que combatem sem base e apenas com ódio, o verso do grande Chico Buarque de Holanda que sempre foi comedido, consequente e democrata: "Filha do medo,a raiva é mãe da covardia".

P.S. Aviso aos nao identificados que fiquem à vontade para me pichar, mas alguns podem o babador para nao se melar com a baba da raiva.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/09/2018
Código do texto: T6459074
Classificação de conteúdo: seguro