Serenidade, compromisso e campanha politica

Acho perfeitamente normal a veemência cívica dos militantes políticos. Faz parte do show da democracia. Mas não concordo com o acirramento dos ânimos que provoca odio e ressentimento, fato que põe em risco o sistema democrático.

Tenho - como todo cidadão - minha preferência política, mas penso também no país e acho que precisamos nos precaver. Urgente.

Na minha opinião, coloquei uma matraçada no dia 21, "Compromisso Urgente", em cujo teor falei sobre a necessidade das forças vivas da nação, entidades empresariais, sindicais, igrejas, sociedade civil... elaborarem uma carta compromisso para ser assinada por todos os candidatos e partidos se comprometendo a aceitar oresultado das eleições.

Respeito os que acham desnecessário, afinal sou apenas um velho doente, sem títulos,sem lenço e documento. Mas justamente porque sou velho e amo o meu país acho que precisamos de u voto de confiança nos resultados por parte dos candoidatos. A nosa democracia, como dizia Mangabeira, é uma plantinha tenra e tem que ser regada todo dia, principamente depois de tantos ataques e tramas. Precisamos de calma, tranquilidade e serenidade. Lembro Dostóievski: "Um voto de confiança dá paz e tranquilidade. Eu diria que comocaldode galinha, só faz bem.

Quem está acompanhando a campanha sabe que está se desenhando um segundo turno que não era o que algumas forças políticas desejavam. Mas essas forças talvez não tenham nenhuma condição de reclamar, porque estao colhendo o que plantaram. Pensavam que tendo a máquina, a maioria das raposas e da mídia poderiam empinar certos candidatos. Não vai sair como esperavam. Mas se são - como pregavam - democratas precisam aceitar a vontade popular, seja quel for ela. Saí a necessidade do compromisso.

É preciso, juro, o comprmisso de respeito ao resultado do segundo turno. Nao respeitar, contestar, apelas para sos bandeirinhas, inventar casuímos pode por em risco a democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/09/2018
Código do texto: T6458657
Classificação de conteúdo: seguro