Seu Lunga e a foto

De vez em quando há um encontro dos arcoverdenses que oram no Recife. Acho que esse costume tem mais de 20 anos. Nunca fui a nenhum deles. É que a maioria absoluta dos que se reunem são de outra geração, da minha geração quase não aarece ninguém. Que iria fazer nesses encontros? Além disso sou avesso à zoada, todo mundo falando ao mesmo tempo, musica estridente, cerveja quente e comida que não sei a origem. Mas meus irmãos e sobrinhos sempre vão e fazem a resenha, embora as figuras citadas eu não conheça.

É sobre um desses encontros que vou fazer um comentário, baseado na versão de pessoas da minha extrema confiança. Num deles levaram um sujeito que virou importante porque se projetou numa grande empresa, virou figurão. Resutado: os bajuladores viraram sua corte, estado-maior, tropa de choque. Nesse encontro, por pura bajulação, colocaram o sujeito nua espécie de puleiro, um camarote improvisado, separado da massa, só ficou junto dele os seus capachos, servindo bebidas, lipando seu paletó, engraxando seu sapato, botando gelo no copo e fazendeo cabriolas que nem bufões da corte matuta. Detalhe: na massa, na galera, estava um sobrnho meu, gente finíssima, mas que tem dois apelidos: "Papel de enrolar prego" e "Seu Lunga" (personagem de pavio curto e respostas mordazes). Bom, quase no final, pu puxa-saco desceu do puleiro, pegou o microfone e berrouexcitado e saltitante. excitado e babão: - Atenção! Atenção! Prestem muita atenção: Fulano de tal, orgulhode nossa terra, nosso insigne amigo e benfeitor accedeu (disse a porra desse palavrão, detesto esata palavra) a nosso pedido e vai descer para tirar uma foto conosco, ee vai ficar no meio e a gente em redor. Será a glória. O cara desceu e ficou no centro do salão, e logo a manada o rodeou para a foto histórica. Mas o meu sobrinho, papel de enrolar prego ou seu lunga, fcou sentado no canto dele e sem nem olhar a movimentação. Mas aí o babão arretou-se: - Ei, cara, você aí que está sentado sozinho ficou mouco, foi? Venha logo que o nosso "orgulho" está com pressa, a agenda dele está cheia. Vem logo, sujeito. Não prestou, Seu Lunga berrou sem microfone mas trovejando de raiva: - Tire retrato você e sua turma de xeleléus safados e ese magote de besta. Eu nao vou, nao conheço esse sujeito não quero fotocom ele e vão tudo praquele canto. Nomeou canto. Tirarama foto, mas grandeparte ficou com vergonha, o orguhoficou chateado mas não passou recibo não era doido. E os babões ficaram isolando no puleiro.

Nos outros encontros cancelaram esse tipo de babada. Fcaram com medo de Seu Lunga. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/09/2018
Código do texto: T6458330
Classificação de conteúdo: seguro