Viva as Emoções

Acordei cedo porque vou me encontrar com meus irmãos num café aqui perto. Liguei ogo o rádio e tocou duas músicas alto astral que me emocionam porque de certa forma marcaram partes de minha vida, as duas cantadas pelo Rei Robero Carlos, "Emoções" e "Nossa Canção". Imaginem a miha alegria, mesmo com uma dorzinha de dente e nas costas, anuladas nao por analgésico mas pelas duas músicas.

Sou um homem profundamente emotivo.Tanto no que diz respeito à emoção das alegrias como às da tristeza. Me emociono com facilidade. Quando amanheço muito emotivo fico igualzinho ao que cantou Zeca Baleiro numa canção: "Hoje estou tão à flor da pele que qualquer beijode novela me faz chorar". É como me sint de vez em quando. Mas também na base da alegria arretada descrita por Roberto na música "Emoções".

Acho que quem não possui emoção nao vive, vegeta. A emoção é a ponta de lança da alma. O combustível, o ar, o motore e o dínamo. O que dá sentindo à vida. Sem emoção não se vive de verdade. Creiam nisso, é verdade. Uma verdade absoluta, abissal. Incontestável.

Desconfio muito das pessoas frias, dos que não se emocionam. Dos que são incapazes de rir ou de chorar. Sim, eu sei que os povos do estrangeiro são frios, disciplinados, racionais até o gogó. Respeito. Mas nao admito brasileiro sem emoção. Pricnipalmente a emoção da solidariedade. E, claro, a emoção do amor.

Adoro um momento de emoção. Mesmo que o coração fique tocando timbalada. São momentos de felicidade. O sal da vda. Uma prova que estamos vivs e bulindo. Por que conter as emoções. Há até, acreditem.,os que se envergonham das emoções. Por que esonder riso, as lágrimas e as veradeiras eoções. Por que nos envergonharmos dos nossos sentimentos mais puros? Que vergonha besta. Dane-se o comedimento. Dane-se a frieza. Dane-se o comportamento inglês. N´s não somos anglo-saxões.

Vou confessar algo: hoje quando começo a ouvir certas músicas começo a chorar, não choro trsiste, mas choro alegre e, também, às vezes nostálgico. Fico satisfeito em saber que nao me tornei um cara amargo. Que com o passar dos anos, como vinho bom, fiquei melhor. Não fiz como certos coroas que ficaram amargs, que viraram vinagre.

Mas como estou com a mão na massa vou dar uma palinha também sobre a outra música que ouvi agora de manhã, "Nossa Canção". Ela não é nenhuma perfeição de era ou melodia, mas é uma música que me emociona, me faz lembrar bons momentos egosto imensamente de ouvi-la. Ela foi gravada incialmente por Roberto Carlos e depois pela saudosa Nara eão. É uma composição do grande sambista Luiz Airão. É so ouvir os primeiros versos, "Olha aqui, presta atenção, esta é a nossa canção, vou cantá-la seja onde for...", fico ligado e começo a recordar os bons tempos quando éramos mais jovens, mas ingênuos e com certeza mais felizes.

Eu sei que os mais exigentes vao estranhar eu esytar ouvando musicas simples. Mas, camaradas, a emoção não tem nada a ver com tecnicismo, quano a musica nos toca profundamente é porque, me desclpem a pretensão, faz parte da trilha sonora da nossa vida. Não dá para ficar escolhendo aquelas músicas que a crítia diz que saoas verdadeiras jóias musicais. O importante, peo menos para mim, é que me emocione. E "Emoçõs" e "Nossa Canção" e outtras me eocionam. Bassta isso. E priu.

Viva as emoções. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2018
Código do texto: T6450073
Classificação de conteúdo: seguro