Favor pode gerar dependência

Todos devemos ser gratos a quem nos estende a mão numa hora difícil. Sçao gestos largos que não conseguiremos pagar nunca. Que fique claro que o verdadeiro amigo ou cidadão correto não estende a mão a quem está em dificudade como se estivesse fazendo um empréstimo, visando receber o favor que fez com juros e correção. Não se deve agiotar com favor ou gesto largo.

Infelizmente, não raro, há cobrança do favor. O favorecido fica sempre devedor. às vezes a dependência é tanta que até para tomar ma posição política ou defender uma causa, precisa analisar se a opção colide com o pensamento do autor do favor. Se divergir, não se toma a posição e nem se defende a causa. Só se for na moita. Ora, isso é um baita de um constrangimento, uma dependência absurda. A pessoa perde a independênciaq, vira marionete. A gratidão amarra, de certa forma castra a liberdade, é uma corrente. O favor fica martelando na cabeça, há até quem para não contrariar um benfeitor, recorde o verso de Augusto dos Anjos, "a mão que afaga é a mesma que apedreja", como se divergir de quem lhe fez um favor fosse uma traição.

Sou homem estranho, completamente chato e metido a besta, acho que na medida do possível devemos rejeitar favores, até, pasmem, de familiares. Ocara pode ser o maior amigo, o parente ais chegado, unha e carne, podemos estar numa situação difícilima, mas se forpossível enfrentar o sacrifício sem receber o favor é melhor. Juro.

Não se trata de orgulho, querer ser diferente, chato, metido a besta. Não. É que quero ter direito a opinar sem condicionar meus posicionamentos a ninguém, nem à minha família. Amizade funcona melhor sem o coponente do favor. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/09/2018
Código do texto: T6448611
Classificação de conteúdo: seguro