Pesquisas influem na opção do eleitor

Vou meter a minha mão numa cumbuca meio perigosa porque posso ser mordido ou picado pela patrulha do politicamente correto, posso ser acusado de ficar contra a liberdade de expressão e de informação. Tem nada não, se for mordido ou picado boto uma pomadinha e tá tudo bem. Sara. Só não posso é deixar de tocar num assunto queme incomoda paca.

Refiro-me às pesquisas eleitorais. Pra começode conversar confesso que sou totalmente leigo em estatística. Não tenho, confesso, motivo e nem dados para criticarou desacreditar da eficiência das pesquisas. Vou além: eu admito que o índice de erro de três por cento para ais ou para menos é mesmo exato. Em outras palavras: acredito no resultado das pesquisas, acho que é perfeitamente possível, se efetuado o levantamento cientificamente, duas ou três mil pessoas pesquisadas podem atestar o pensamento de mais e cem milhos de eleitores. A minha discordância não é quanto a honestidade em si das pesquisas, nada contra sos institutos.

A minha discordância é que, a pesquisa como édivulgada, podem influir na opção do eleitor.Vou mais longe: as psquisas de certo modoestão substituindo as eleições. Fica difícil oembate político, digo isso porueháuma tendênia dos eleitores em votar em quem vai na frente nas pesquisas. Este o problema. Aspesquisas subvertem o processo eleitoral quando divulgadas, ningupem quer votar em quem est´no rbo da gata, mesmo que ainda reste muito tempo de campanha. Dificilmente (acho que é até impossível) quem está atrás reverter o quadro.

Devia haver uma reflexao, u grande debate e normas sobre a divulgação das pesquisas. Nunca elas deviam ser publicadas depoisque comeaa campanha. Não, elas podem e deem ser feitas mas para orientação de candidatos e partidos, para corrigir rumos, nunca como arma eleitoral. A divulgação, a excitação, o frenesi e o frisson das pesquisas atenta contra o processo democrático.

Concordo que pode ser apenas a opinião de um véio cabreiro, meio desconfiado e do contra. Mas é a minha opinião, acho que a diulgação ds pesquisas influi na opção do eleitor.E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/09/2018
Código do texto: T6444861
Classificação de conteúdo: seguro