Quebra-Resguardo e Sinfônica

Hoje a política perdeu toda a sua verve, peculiaridades, humor, aquele folclore arretado de antigamente. Perdeu até a fidelidade partidária, esta virou fruta braba. No passado, quando alguém era da UDN, PSD, PTB... não virava a casaca. Quem fazia isso era execrado, ficava completamente desmoralizado, tido como judas, traidor, sem caráter. Hoje virar a casaca não é novidade e nem exceção, virou moda, háaté os que estufam o peito e fazemcabriolas qandotrae seus partidos. A fidelidade partidária foi pras cucuias.

Mas vamos ao focodesta maltraçada: as pecuiaridades da política de antigamente, o humor, o folclore. Vejam bem, quando um sujeito era de um lado era radical, duro, sem medida, mas sem maldade, se preservavaa honra. Mas esse radicalismo geravaepisódios hilários, inesqueíveis, que ficaram para sempre no folclore político. Senastião Nery arrolou vários a nivel nacional.

Vou apenas relembrar um, ocorrido em 1958 na campanha de Cid Sampaio para governador, quando as oposições unidas derrubaram os 40 anos de ditadura do PSD. Cid era o candidato das oposições unidas e Jarbas Maranahão do PSD. Pois bem, quando houve o comício com a presença de Jarbas Maranhao, Etelvino Lins, Apolonio Sales e e o estado-maior do PSD, alguns oposicionistas ficaram numa cadeiras na calçada de um bar pertinho do comício, só observado e botando defeito. Quando passou a Banda de Música local, comandada pelo maestro Zé Lulu, tocando o frevo "Fogão", um velho muito radical e engraçado disse para meu pai: - Major (era o apelido do meu pai), que banda ruim da gota serena, toda desafinada, parece um "Quebra-Resguardo". Que porcaria. Os oposicionista concordaram e riram.

Pois bem, na outra semana houve o grande comício de Cid Sampaio, antes do comício as mesmas personagens ficaram nas cadeiras da calçada tomando umas e outras esperando a hora do comício, quando passou a mesma Banda Música, dirigida pelo mesmo Zé Lulu, tocando o meso frevo "Fogão", aí o velho radical e engraçado esfregou as mãos contente edisse ao meupai: - Major, que Banda de Música arretada, afinadíssima, nem parece Banda mas uma sinfônica. Uma beleza. Vou parebenizar Zé Lulu.

Não há ais o folclore político do passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/09/2018
Código do texto: T6444516
Classificação de conteúdo: seguro