Desejo e Paixão

Eu tenho uma amiga, uma professora, alguém que possui muita intimidadecom a literatura, é cuta de verdade, não é limitada que nem este véio enxerido. Ela sempre me dizque é algo absoutamente errado dizer que é tênue a linha que separa o desejo da paixão.

Diz ela que o desejo é algo superficial, sem personalidade, meio cigano, leviandoe passageiro, que desejo se sente agora e,, de repente, passa, muda de lugar como uma nuvém, foge, desaparece, vira a casaca, não tem nenhuma fidelidade. É tesão sazonal. á a paixão é um sentimento profundo, fiel, pode até ser perigoso, acentua, mas é verdadeiro. Ela diz também que n vida nada se faz de grande sem paixão. Dsejo seria demagogia, paixão u sentimento com caráter. Já amor ara ela pode até começar pelo desejo, mas só vira aor de verdade se estagiar na paixão, na áixão, noves-fora obsessão. O amor diz ela tem que agregar paartilha, respeito, carinho e ternura à paixão. Mas não disserta muito sobre o amor. Ela diz que amor é outro departamento.

Apesar de entender o ponto de vista dela, sempre ilustrado por passagens de vários romances e poemas, eu contiua achando tênue a diferença entre desejo e paixão, talvez porque seja um cara muito romântico e arriado os quatro pneus por boleros onde a diferença entre desejo e paixão simplesmente não existe. Sempre digoa ela brincando, mas ela sabe qe e sério que desejo e paixão são irmãos gêmeos, siameses.

Quando digo isso, rejeitndo a oinião dela, ela ri e sempre repete uma frase de seu cronista predileto Luis Fernando Veríssimo: "A paixão queima, o amor enlouquece e o desejo trai". Não discuto, apenas lembro que realmente a paixão queima e desejo pode até trair, mas o amor só enlouquece e agrega os dois sentimentos, agindo em conjunto na hora H, na hora de vadiar. Ela ri, mas acha coisa de véio arengeiro e que apela para o baixo nível. É verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/09/2018
Código do texto: T6439392
Classificação de conteúdo: seguro