Ah, a verdade...

Não, acho que nao pode existir duas verdades. A verdade é uma só.O problema é que há várias versões da verdade. Pior: quase todas fazendo sentido. Estamsos vivendo uma época que a verdade de certa forma é furta-cor (cada daltônico enxerga ela de uma cor).Ela muda de acordo com a onda do momento, a crença, o partido, a ideologia, a vontade dos poderosos e tiranetes de plantão. Infelizmente. E piorou com o advento da tecnologia. As narrativas da verdade estãoa parecendo fake news. E isso não é piada, mas algo irreversível e impossível de controlar ou corrigir.

Está ficando difíci estabelecer a verdade, cada narrativa faz a ilação virar verdade, não é preciso mais prova cabal, basta convicação pessoal, antipatia e orquestração mediática. Mas evidentemente sem aquela coragem e cartáter de Clarice Lispector que no seu romance "Água Viva" disse: "Nao quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada". A escritora dizia o que pensava, não era marionete e nem capacho de um sitema injusto e fascista.

Não podeos tampouco nos contentar com a mentira da meia verdade, a verdade parcial, a verdade gamabiarra, a verdade sem prova. A verdade tem que ser total, meia verdade é factóide e falta de caráter. É bom lembrar o poema de Drummond sobre a meia verdade:

"A porta da verdade estava aberta/ mas só deixava passar/ meia pessoa decad vez.// Assim nao era possível atingir toda a verdade,/ porque a meia pessoa que entrava/ só trazia o perfil de meia verdade.// E a sua segunda metade/ Voltava igualmente com meio perfil./ E os meios perfis não coincidiam// Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta/ chegaram ao lugar luminoso/ onde a verdade esplenida seus fogos./ Era dividida em metades,/ diferentes uma da outra.// Chegou-se a discutirqual a metade mais bela./ Mas carecia optar. Cada um optou conforme/seu capricho, sua ilusão, sua miopia".

Ah, a verdade, está virando fruta braba. Só funciona para perseguir determinado lado. Mais: sempre com meia verdade, verdaee factóide, narrativa baseada em convicção e ódio de classe. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/09/2018
Código do texto: T6439374
Classificação de conteúdo: seguro