Só restou Bendegó e algumas peças

Não dá para esconder, fingir ou disfarçar: a tragédia gerada pelo incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é um atestado da irresponsabilidade dos governos em todos sos níveis. Não só dos governos mas das entidades cuturais e da sociedade. O MUseu Nacional era um patrimônio do Brasil e da humanidade. O incêndio destriu200 anosd história. Um incêndio que podemos e devemos afirmar como criminoso, mesmo que tenha sido ativado por um curto circulto ou outro problema. Mas criminoso sim porque há muito tempo que estava sem reparows, conservção, sem que fossem feitas reforas, sem cuidados especiais e merecidos. E havia advertências nesse sentido. Mas não havia verbas e nem os governos, políticos e sociedade se preocupavam coma cultura, em especial com esse museu. Mandavam sem dúvida a cultura para a PQP. Preferiam Olimpíada, Cpa do Mundo e festas porque geravam dinheiro nos bolsos dos sabidos. O Brasil não é memo um país sério.

Com certeza ministério público,o governo, as altas "otoridades" vão fazer u "rigoroso inquérito", daqueles que não dá em nada, vãoelaborar um laudo técnico, provar que foi u curto circuito, talvez ação de um rato, uma barata, algo casual e só. Talvez até, caso haja muita grita, tentem o conto da vez,, ou seja, que foi obra de retaliação de "milicianos". Alguém duvida?

Do noticiário algo chamou a minha atenção: o meteorito Bendegó. Ele nao foi atingido. Tambem, pudera!, é imune ao fogo. Por outro lado nem precida de muita vigilância órque pesa 5.260 quilos, fica difícil roubá-lo. Se bem... cl[á-te boca... Mas algo tamabé me impressionou sobre Bendegó, esse meteorito caiu na terra no sertão da Bahia, em 1784, foi achado por um pastor de gado. Ficou lá por 82 anos. Só em 1886, quando esteve em Paris, particpando de um congresso científico, o Imperador Dom Pedro II tomou conhecimentodesse meterorito (apesar de ligado à ciência não sabia do fato), então chegando ao Brasil determinou que o meteorito Bendegó fosse transferido para o Rio de Janeiro. Foi uma operação cuidadosa e dificil, primeiro ele foi a Salvador, fez escala no Recife e só depois chegou ao Rio, foi para o Arsenal da Marinha e depois para o Museu Nacional. Não sei se voltará para a Marinha. Mas, na inha opinião, devria voltar para a Bahia. Detalhe: quando levaram o meteriorito para oRioe houvea grande seca no sertão nordestino, as pessoas diziam que era castigo porque haviam levado o meteriorito. Está na história.

No mais essa tragédia do incendio do Museu Nacional é algo que entristece, constrange e revolta quem tem sensibilidade e sabe que a cultura é tão importante para o povo como oar que ele respira. Mas sos políticos e autoridades só pensam em política. E a sociedade em festa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2018
Código do texto: T6438629
Classificação de conteúdo: seguro