Estão voltando as flores

Acho que os mais adentrados nos anos, aqueles que estão nos chamados "enta", lembram-se de um personagem do saudoso Chico Anísio, um pessimista chamado "Urubulino". Ele só dava notícias ruins, portador da má notícia, um sujeito negativo. Pois bem, eu tenho amigo de Arcoverde que ganhou o apelido do personagem porque é especialista e portador contumaz de má notícia. So telefona pra dar má notícia, entristecer, cortar o barato dos outros. É pessimista paca.

Hoje ele me ligou bem cedinho, até perguntei se ele estava tirando meus penicos (é assim que dizemos a quem nos acorda cedinho). Era para fazer mais uma previsão apocalíptica. O cara dófaltou prever o fim do mundo. Bati três vezes na madeira da mesianha de cabeceira. Arreda, xô, Urubuino.

Mas depois que desliguei o telefone, olhei pela janela do quarto e vi o céu azul, o sol lindo brihando, as árvores balançando as folhas, os passarinhos fazendo cabriolas no espaço, o vento sussurrando, as pessoas passando rindo, a vida ulsando lá fora, linda. Então liguei o rádio na Universitária e, juro, tocou uma música que me levanta o astral, "Estão voltando as flores", de Paulo Soledade, na voz de Helena de Lima. Mesmo co a voz rouca e horrível, desafinadíssio, cantarrolei um pedacinho. Resultado, dei uma ba respirada, e senti vivo e bulindo e... feliz. Convicto, absolutamente convicto, que, apesar dos pesares, sempre haverá um amanhecer. Que por mais longas que sejam as noites sempre haverá uma madrigada depois delas. Ou como disse Dom Hélder Câmara: "Quanto mais escura é a noite, temos a certeza de que carrega em seu seio a madrugada".

Uma cisa é certa: não devemos ceder nunca ao desalento, ao desespero, ao desestímulo. Boa pra frente, sem dar chutão, tocando de leve mas com determinação. Há que se viver, a luta continua, sem necessidade de se recorrer à tentação da raiva, do rancor e nem do ódio. Eles são peritos em levar as pessoas a trilhar o caminho da perdição.

É melhor énsar positivo, a creditar na vida. Ela é sábia e dinâmica. E, claro, acreditar em Deus. Deus é justo. Nada impedirá a justiça divina. Não há arrazoado de justiceiros, devaneios adredemente preparados, armações no breu das tocas, tenebrosas trasações, juízos parcoiais e seletivos e injustiças prolixas que impeçam a justiça de verdade, a da história e a de Deus. É preciso acreditar nisso e lutar, vivendo, sem recorrer a nenhum tipo de violência.

Transcrevo a letra da música que levantou meu astral:

Vê, estão voltando as flores/ Vê, nessa manhã tão linda/ Vé, como é bonita a vida/ Vê, a esperança ainda// Vê as nuvens vão passando/ Vê, um novo céu se abrindo/ Vê, o sol iluminado/ Por onde nós vamos indo".

No mais, acho que nao devemos recorrer à raiva de eito nenhum, ela é reserva de mercado dos justiceiros, deixem eles banando de raiva, repitam o verso do Chico Buarque: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia". Bola pra frente, amanhão será u novo dia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/09/2018
Código do texto: T6436341
Classificação de conteúdo: seguro