M á s c a r a s

Começou o horário obrigatório político no rádio e na televisão. Ouço rádio o dia quase todo, mas é começar a propaganda eleitoral e desligo. Imediatamente. Detesto. Prefito botar o pendrive e ouvir músicas, sem ouvir tanta merda política. Mas vamos à primeira maltraçada do último dia de agosto.

Infelizmente quase todos somos obrigados a usar máscaras no nosso cotidiano. Digo quase todos porque há os que transcenderam sua condiçao de humanos e viraram santos e perfeitos. Alguns nao são mais nem gente, mas robôs, não precisam usar máscaras.

Brincadeiras à parte, mas usamos mesmo máscaras: a de vizinho cortês e educad[íssimo, meso estando puto da vida e com brinca da vizinhança; o de pai carinhoso ainda que arretado da vida com alguma armação dos flhos; o de esposo amoroso e quase estourando com a mulher por causa de algum desentendimento fútil; a de cidadão consciente e politicamente correto, estando, não raro, cheio desses norinhas chatas ealgumas ridículas, ura perdade tempo, fantasia. Em resumo, usamos máscaras boa parte do nosso tempo, Faz parte do show do cotidiano usar máscaras.

Mais, temos que 24 horas por dia demonstrar que soos éticos. É preciso provar e posar de éticos. Lembro Oscar Wilde que era um contracorrente: "Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão ohando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ningupem está olhando chama-se caráter".

É duro dizer mas a verdade é que muita gente só retira as máscaras quando ninguém está olhando. Exagerei? Na certa, sou um inconveniente confesso. Graças a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/08/2018
Código do texto: T6435483
Classificação de conteúdo: seguro