Demora incompreensível e absurda

Em primeiro lugar reitero que sou completamente leigo em matéria de leis, trâmites legais, burocracia jurídica, quando abordo o assunto comento apenas a opinião do cidadão comum, mas do cidadão que se preocupa com o seu país e o seu povo. Do cidadão que diz o que pensa. E priu.

Há momentos que não dá para ficar calado. Acho que a justiça - tão desgastada e tão confusa - precisa se pronunciar com urgência sobre um fato que está inquietando milhões de pessoas: Lula vai poder ou não ser candidato? Merecemos os brasileiros uma resposta urgente. Simples, assim. Não se trata de nada que requeira maiores reflexões, estudos, elaboração de arrozoados prolixos e entediantes, rituais, solenidades, câmareras, microfones, holofotes.... Pode ou não pode. Só isso e priu.

Tudo bem, justamente pela demora e confusão da justiça, sei que há uma expectativa, pesquisas indicam que 40% das pessoas desejm votar em Lula, índice maior que todos os percentuais dos demais candidatos. Fristrar milhões de pessoas poderia causar problemas. Mas vão esticar essa agonia até quando?

Como estou com uma mão na massa e digo o que penso, acho que o próprio PT e a esquerda deviam pocurar abreviar esse impasse, protelar até 17 de setembro poderá redundar em prejuízo para o ´próprio PT. Sabe por quê? Simplesmente porque dentro de 20 dias pode ser que não dê para fazer o eleitor do Lula entender que deve optar por Haddad. Aspesquisas mostram que quando se tira Lula da disputa os votos deles se ulverizam entre outros candidatos, não vão todos para Haddad. Asssim, com mais tempo seria possível conscientizar esses eleitores do Lula. Eleitores do Lula e nao do PT.

Não conheço caso idêntco a esse em nenhum país, em momento algum. Não estou tentando aqui examinar se a prisão do Lula é justa ou injusta, acho que foi injusta, mas não estpou discutindo isso, mas estranhando essa demora incompreensível e absurda de se determinar se LUla pode ou nãoser candidato.

Por outro lado acho que se começar entrevistas e debates sem a decisão da justiça, sem que desses eventos particpe o PT, primeiro nas pesquisas é algo estarrecedor. A justiça sabe disso, está havendo eventos políticos antes de uma decisão sobre se a maior força política pode ou não ser candidato. Qualquer campanha sem resolver esse problema é um acinte à lei. Detalhe: o PT deveria ajudar a resolver esse problema. Urgente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/08/2018
Código do texto: T6434679
Classificação de conteúdo: seguro