Missão: Professor
O que nos prepara para a vida, o que nos forma, o que transforma nosso destino;
Destinos que muitas vezes não é nutrido em esperança?
Pessoas, pessoas nos preparam para vida, moldam nossas perspectivas, nos objetivam e nos mostram o que é necessário ter, no que é necessário crer para sermos cidadãos, para sermos humanos.
Meus professores foram muito mais do que apenas passageiros em minha vida. Percebi que formaram meus braços, quando necessitei ser forte para suportar as pancadas da vida. Percebi que ensinaram meus olhos, quando meus olhos se desviavam do mal. Notei que adestraram minhas pernas, quando estas pendiam para um caminho torto.
Olho-me hoje no espelho e penso: e se tivessem usado de má fé? E se não se importassem se formariam, ou não, um homem de verdade? Porém Paulo foi dogmático: “aquele que ensina, esmere-se no fazê-lo”. E suas vidas vão sendo sugadas, doando-se voluntariamente, dedicando ao tempo para se tornarem aptos, e poder tornar outros aptos.
Quando meus pais chegaram a seu limite e soltaram minhas mãos, meus professores seguraram- me pelos braços, e seus dias de estudos começaram a valer a pena em minha vida. E ainda valem à pena. Por que para mim, ensinar não é uma carreira, é uma missão. Missão dada aos mais aptos, aos mais ávidos a modificarem o mundo.
Hoje, meu sucesso, é o sucesso de cada um daqueles que em minha vida aspiraram o pó da lousa. E mesmo aqueles professores sem lousa, escreveram profundo em meu coração, marcas sólidas com ferro em brasa.
Se os olhos de meus professores, muitos deles cansados, pudessem me ver, pudessem ver o fruto de seu trabalho. Acredito que iriam sorrir... O sorriso dos que podem mudar a história.