Fé e idéias (e, claro, sonhos)

Sempre releio, pelo menos a cada dois anos, o romance, "Zorba, o Grego", de Nikos Kazantzakis, para mim um dos melhores romances de todos os tempos (sem esquecer de reasistir ao filme estrelado por Anthony Quinn no papel de Zorba).

Gosto de tudo nesse livro, adoro Creta, sem nunca ter estado lá. Tudo é arretado nesse livro, mas a parte que mais me chamou a atenção é uma das discussões de Zorba com o seu patrão, um intelectual que não tem fé, que acha a fé uma espécie de alienação. Zorba conta a ele uma historinha que envolveu seu avô e um amigo que era ladrão de cabras. O avô viajara à Terra Prometida, quando voltou seu compadre, o ladrão de cabras, lhe perguntou se ele não tinha trazido um pedacinho da Cruz do Santo Sepulcro para ele. O avÕ de Zorba, um gozador, afirmou que sim, que ele fosse à noite à sua casa, levasse um leitãozinho assadoe vinho, trouxesse tamabém o padre. Em casa o avô trou uma lasquinha da porta velha de casa, embebeu-a de azeite e colocou num pedacinho de algodão. Quando o ladrão de cabras chegou, trazendo as encomendas e o padre, o avô lhe entregou a lasquinha de porta. Ele agarrou e se ajoelhou, depois amarrou num cordão e botou no pescoço a "relíquia".

Depois disso o ladrão de cabras virou outro homem, foi para as montanhas lutar contra os invadores, corria no meio das balas sem nenhum medo, sabia que estava com o corpo fechado por causa da relíquia da Santa Cruz. Então Zorba dá o xeque-mate no patrão intelectual e materialista: - A idéia é tudo. Se você tem fé, um pedaço de porta velha vira uma relíquia. Se você não tem fé toda a Santa Cruz do Sepulcro vira uma porta velha.

Tudo bem, na historinha de Zorba pode ter uma boa dose de alienação, mas a verdade é que sem fé perdemos força, alento, vontade. Afé é o dínamo da pessoa. A fé é irmã siamesa da esperança - o sonho do home acordado. Fé, idéias e sonhos são fundamentais ao ser humano. Sem isso ele vira coisa.

Sou fascinado pela fé, pelas idéias e, of course, pelos sonhos. Tavez esteja embaralhando as coisas e sendo contraditório porque acredito numa ideologia, mas a minha fé transcende a ideologia, não troco minha fé, minhas ideias e meus sonhos por nada neste mundo. Princpalmente os meus sonhos, elessçao inegociáveis. Adoro uma frase de Antoine Saint Exupery:

"Um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras no momento em que um único homem o contempla, nascendo dentro dele a imagem de uma catedral".

Vão desculpando a conversa mole, as contradições e devaneiosdeste véio caduco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/08/2018
Código do texto: T6433472
Classificação de conteúdo: seguro