Ciro e os fichas sujas do SPC

Não tenho muita simpatia pelo candidato a presidente Ciro Gomes. Não nego sua inteligência, capacidade e o fato de não ter nenhum envolvimento em processos acusado de corrupção (os processos que respondeu ou responde se restringem a exarcebação do seu temperamento). Concordo que é, como dizem aqui no nordeste, pavio curto. Há outro fato que acho negativo: muda mais de partido que Dadá Jacaré mudou de time de futebol.

Mas ua coisa é certo, é preparado, coraoso, conhece os probemas do Brasil e tem um programa na cabeça e no papel. Talvez lhe falte estrutura, base, apoio. Talvez oseu temperamento afaste e assuste os "apoios". Ciro é, repito, pavio curto, nãao guarda conveniências, nao manda recado, diz o que pensa na hora que nem caldo de cana. É, como dizia minha avómaterna, inconveniente.

Não assisti a entrevista dela ao Jornal Nacional da Globo, no momento estava ao telefone com um amigo do Rio que passa mais de uma hora conversando direto que nem cantiga de grilo. Mas uma das minhas filhas que assite tudo que é de debate e entrevista, está querendo avaliar os candidatos, gravou a entrevista e hoje bem cedidinho me mostrou, rindo. É que Ciro focou num ponto que venho martelando há tempos, algo que minhas flhas, mulher e amigos a não aguentam esse papo: a situação das pessoas que se endividaram com cartões de crédito e estão no SPC, a maioria pequenos, levados ao consumismo pela mídia e pelo mercado. Mais: dívida aumentada demais devidoa uros extorsivos. Pois bem, nessa entrevista Ciro Goes afirmou que se eleito presidente irá audar a retirar da lista de fichas sujas do SPC 63 milhões de brasileiros. Disse também, algo que sempre repito, que o governo foi sensivel a dívida dos poderosos empresários e grandes empresas e desonerou e fixou juros camadas e créditos para eles, bilhoes foram gastos. Por que nã ter a mesma sensibilidade com os pequenos. Mais: Ciro disse que a média da dívida dos pequenos é de quatrmi reais (pensei que era cinco) e que os leiloes da Serasa jpa estavam reduindo para 1,2 mil. Ora, bastaria o governo acabar com a imoralidade dos 500% de juros dos cartões e parcelar a dívida e 36 meses, daria uma prestação de 40 reais. Algo sério, possível, exequivel. Focou nu problema real de milhões de brasileiros. Coisa que os demais candidatos nunca fazem. AGlobo nessa entrevista quis piorizar problemas pessoais de Cro, perdeu de nocaute. Ciro arrebentou a boca do balão.

Não sei se voto nele, acho, repito, um cara esquentado esem coerência política, mas o que lehe falta em moderação sobra em capacidade e coragem. Não dá para esconder. Essa questão dos pequenos devedores endividados e nalista dos fichas sujas do SPC teve um grande apoio, irodeu a soução. Nãoaa é demagogia, não se trata de perdoar dívida, mas de fazer justiça, de cassar os juros extorsivos. Simles assim. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/08/2018
Código do texto: T6432520
Classificação de conteúdo: seguro