- Desista, senão você termina preso!

Era no tempo que Arraes voltou ao governo de Pernambuco, entrando no Palácio das Princesas pela porta que saiu preso em 1964. Fiz toda a campanha dele em Pesqueira. Nunca exigi nada, participei ativamente de todos os movimentos, bate-papos, caminhadas, carretas, coicios e o escambau. Vencida a eleição sosseguei a periquita, fiquei no meu cantinho, não aspirava a nada. Mas aí começaram os políticos que fizeram a campanha e os adesistas a politicar, pedir cargos, exigir empregos, buscar vantagens. E a maioria formando grpos cde olho nas futuras eleições para prefeito.

Quando chegou o período de escolher os canddatos a prefeito, começou a briga de foice. O governador queria um candidato de consenso inclusive agregando o grupo adesista. É sempre assim, os adesistas são cortejados. Bom, houve quem não aceitasse essa salada. Cmeçoua confusão, s vetos. Então como eu era alguém que inicioua campanha, nao tinha arestas, era esquerdista, um grupopropôs, pasmem, o meu nome. Tremi na base, não nego. Mas insitiram, inclusive gente grande ligada ao governador deram o tal sinal verde (devia ser vermelho, não?). O governador nao me vetaria, apenas não partiiparia da campaha, mas haveria apoio de secretáros, enfim, cobertura. Fiquei meio tentado. Não aceitei logo, mas, repito, achei que era coisa séria. Sonhei. Mas aí, olha o aí, um padre conservador e que votava na direita, mas parente da minha mãe, que vivia implicando comigo por causa do esquedismo, mas gostava de mim, apareceu ma noite na minha casa. Começou a conversar sobre a viagem que fizera à Rússia tempos atrás, uma conversa de tapioca modeu beiju, até que abriu o jogo.

Depois que tomou um café ele foi ao ponto: - Sujeitim arengueiro (me chamava assim), eu vim aqui te dar um conselho, sei que se conselho fosse bom não se dava se vendia, mas sou parente de sua mãe e, claro, lá longe também parente seu, conheço sua esposa, gosto de você noves-fora sua maldita ideologia, e assim acho que você não deve aceitar essa candidatura que estão propondo. Primeiro acho que apesar de você ser popular na cidade e o povodo campo simpatizar com você, esta cidade é conservadora e sua fama de esqedistaainda assusta. Mas isso pode ser revertido porque Arraes ganhou aqui de lavagem. Assim, vamos aditir que você possa vencer. Será a sua perdição. Fiquei atônito. Quis saber o motivo, fiquei até co medo, podia ser que ele soubesse de alguma trama contra mim. Mas ee explicou: - Veja bem, eu te conheço, você estando numa prefeitura não vai suportar ver pessoas com fome na porta da prefeitura, todo mundo sabe que você é ligado aos pobres, que não suporta ver ninguem com fome. VCom certeza você vai quebrar a prefeitura dando as coisas aos pobres,passando por cima das leis e limitações. Você tem o coração mole, não puxou a nós, os Ferraz, você puxou mesmo ao lado de seu pai. Deista, sujeitim, desista, senao você acaba preso. Mais não disse e nem eu perguntei. Ele foi embora. E eu desisti. É claro que minha mulher influiu, mas o parecer do padre foi decisivo. Ele me conhecia. Acabou ali minha carreira política.

ra auma vez u candidato a prefeito. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/08/2018
Código do texto: T6431855
Classificação de conteúdo: seguro