Posudos e arrogantes

Não suporto, não tem jeito, os que têm um rei na barriga, aqueles que só enxergam o próprio umbigo e massageando constantemente oego, fazendo apoligio de si mesmos. Mais: não aguento os que não reconhecem os méritos dos outros. São os que querm ser melhores em tudo, fora de série, iluminados, privilegiados. Segundo esses babacas ao cubo, são os mais exemplares, os mais bem acabados seres humanos, oruindos de famílias nobres, históricas, descendentes de sábios, gênios da raça, sangue azul, sem dúvida cheirando a mijo.

Podem até possuir certa cultura e conhecimento, mas fazem tanto reclame desses rudimentos (repito: rudimentos) que fica algo inintelegível e, claro, chatérrimo.

Não preciswo desenhar como detectar esses posudos e arrogantes. É facílimo. Sim, porque esses sujeitosnao sabem rir. São incapazes de dizer algo engraçado. Sao chatos ao cubo. Indefecáveis. Nunca contam um faro, um acontecimento, um causo, um caso do cotidiano que contenha alguma pitada de humor. Acham o humor u desvio de conduta, mania de medíoce, vício das classes incultas (era so o que faltava!).

Ora, todosos grande nomes da literatura recorreram ao humor. Mas os posudos e arrogantes sófazem contar vantagem, se autoelogiar e falarmal dos homens e mulheres livres, incapazes de um gesto de compaixão, misericórdia, respeito aos vencidos e perseguidos. Sao, por outro lado, incapazes de revelar uma fraqueza, uma saia curta, uma derrota, um pecadilho. Pensam que são perfeitos. Só vai rindo.

Tudo bem, admito quesou primário, brega, matuto, medíocre, mero escrevinhador do sertão, mas dentro das minhas limitações consigo retratar o meu mundinho sem fazer reclame de mim, se querer ser saberoto e, claro, contando minhas fraquezas, pecados, saias justas e erros. Além disso não abri mão do humor, mesmo gozando a mim próprio. Outra coisa que nao admito e que repudio são os que querem ter razão a pulso, não tentar entender os outros, nao rspeitar a opinião alheia, achar que quem pensa diferente de mim é um inferior. De eito nenhum, é u cidadão exercendo seus direitos de cidadania. Vários amigos meus são pensam politicamente de mim e a amizade nunca estremeceu porque nos respeitamos e nao queremos ser jupizes dos outros.

A vida é bela, uma dádiva de FDeus, mas é fugaz, o fluir do tempo é incessante, nao podemos perder tempo tirando onda de censores dos outros, nem aguentando a chatixce de posudos e arrogantes. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/08/2018
Código do texto: T6429786
Classificação de conteúdo: seguro