A moça destecelã
Se eu tivesse o magnífico poder do destecer?
Ah! Eu começaria destecendo umas gordurinhas que tenho a mais, desteceria a carência da minha conta bancária, desteceria o mau humor do meu pai – porque ele é muito mal humorado quase todos os dias. Desteceria o cansaço extremo da minha mãe e o meu. Desteceria o estresse, a ansiedade, a pressa, o nervosismo e a insegurança que me apavoram e adoecem. Desteceria essa coisa de acordar antes das 8h da manhã. Ah, não! Eu desteceria o funcionamento da cidade antes da 8h da manhã (por favor, quem teceu essa infâmia, ora, tenha a fineza de destecer).
Desteceria, se não fosse pecado, algumas pessoas também: meus vizinhos chatos e barulhentos, os professores arrogantes e incompreensíveis, as pessoas má fé. Desteceria todos os governantes corruptos deste país. Desteceria Temer. Gente, quem teceu o Temer?
Eu desteceria a injustiça, a desigualdade social, a fome e todos os sentimentos duros que o coração dos injustiçados produz: ódio, rancor, inveja, violência, vingança, maldade, solidão, medo, angústia, dor, indiferença, menosprezo. Eu desteceria todas as dores e doenças, as físicas e as da alma, que são, quase sempre, as mais prejudiciais.
Seria fantástico destecer o desafeto e o desamor: vê-los resistindo ao desaparecimento de seus corpos frescos e pesados, tendo que dizer “adeus” a todos os males que eles foram capazes de causar. Ver a alegria, a esperança e o poder de sonhar tomando seu lugar no espírito da humanidade...
Destecer era tudo que eu faria, destecer era tudo que eu queria fazer.
A mim, não coube esse poder. Mas coube-me a sutileza, a simpatia e a alegria; coube a delicadeza e a capacidade de tocar meu próximo com afeto, fazendo-o sentir-se querido. Com a minha força, posso diminuir as fraquezas de um amigo; com a minha alegria, posso apaziguar a tristeza e a depressão dos que se aproximam de mim; com as minhas conquistas e vitórias, posso fazer meu próximo encontrar esperanças para sonhar outra vez; e com as minhas lutas por dias melhores, posso fazer pessoas ao meu redor terem ânimo para recomeçar.