A XIV FEIRA FOI REALIZADA PELO GREPS

O Grupo Regional da Economia Popular e Solidária, realizou a XIV Feira com o “Tema Riquezas da Terra Direitos do Povo”, durante os dias 09,10 e 11 de Agosto de 2018, na Praça Herculano Menezes, em Campo Formoso Ba.

Contou-se com a coordenação de Rogério Guilhermino, Joaquim, Adriana, Camila entre outros que integraram para que fosse realizada a XIV Feira, encontravam-se Barraquinhas, Toldos, diversos artesanatos, Cerâmicas, Bijuterias, Livros e Cordeis vendidos pelo cordelista José de Jesus de Monte Santo Ba.

Houve apresentação à noite de quinta-feira, 09 de Agosto de 2018, com uma mística que mostrou o efeito do Agrotóxico e o combate o Latifúndio, depois desse ato, falou do nosso País. Com Bandeira do Brasil, os assistentes levantavam as mãos e falavam-se do pão e da liberdade em cântico religioso mais citava a corrupção e o descaso gerado no governo Michel Temer.

Em círculo formado por estudantes da Escola Agrícola da cidade de Antonio Gonçalves na Bahia.

As 21 horas acontecia uma coreografia pelos indígenas da Tribo Kiriri de Banzaê Ba, que 07 Kiriris estiveram durante 03 dias comercializando na Feira.

A área Territorial do município de Campo Formoso é de 4007km, sendo o maior município e divide com as cidades de Sento Sé e Juazeiro da Bahia.

Campo Formoso é de 1880, já completou 138 anos de Emanicipação Política.

Na sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, o segundo dia da Feira e às 11h30, ouvia o toque da Banda de Pífano do município de Campo Formoso, para animar a XIV Feira do Greps, aí começava tocar a Banda de Pífano do povoado de Gavião e de Aladiço dos Negros, com o Bumba Meu Boi, isto é, do município de Campo Formoso, de Laje dos Negros, apresentou-se em Palanque a Banda de Pífano às 12h 5, de Gavião e de Brejo do Tamanduá.

As 15 horas, já dava continuidade a Tarde Cultural, com cantoria do Reisado de Laje dos Negros, com o Bumba Meu Boi, às 15h 12, e a matança do Boi.

Os assistentes faziam um círculo para verem as sambadeiras e os sapateadores em volta, ouviam os Cânticos em louvores aos Quilombolas de Laje dos negros a 100 km da sede de Campo Formoso Ba.

Tanto nas noites de quinta-feira, 09 como na sexta-feira, 10, se apresentaram Sanfoneiros de Banda de “Gogó” de Juazeiro, como de Sanfoneiro de Campo Formoso, que com apoio de Campoformosenses e demais membros de Movimentos Sociais, encerravam a XIV Feira da Economia Popular e Solidária ao meio dia de Sábado, 11 de Agosto de 2018, com um ato solidário a Lula Livre, na Praça Herculano Menezes em Campo Formoso Bahia, uma cidade de renda e tem mineiros em seu município. Tendo Esmeralda, Crômo, Cristal e Calcário que extraído dar o Cimento tendo Fábrica na sede.

Não poderia deixar de mencionar os 60 anos de Emancipação Política de Cansanção Ba, comemorado no domingo, 12 de agosto de 2018, com festividade.

Queremos relembrar partes das Feiras do Greps, em 2007 em Campo Formoso, em 2011 em Monte Santo, em 2013 em Itiúba, em 2014 em Andorinha em 2015, em Cansanção, em 2016, em Senhor do Bonfim Ba, em 2017 em Nordestina Bahia.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 23/08/2018
Código do texto: T6427356
Classificação de conteúdo: seguro