Conselho de Dom Hélder

No momento que várias pessoas estão se arvorando de justiceiros e louvando os que acusam, processam e condenam ser provas cabais. alguns se jactando da provação e trmento dos injustiçados, julgo necessário se refletir sobre um texto do saudoso Dom Hélder Câmara, crônica que faz parte do livro "Um Olhar sobre a cidade" (fls 98/99). Transcrevo essa crônica antológica e que deve ser refletida por todos quantos são cristãos e pessoas sensíveis à verdadeira justiça:

NÃO JULGUES E NÃO SERÁS JULGADO

Dom Hélder Câmara

"Com que facilidade nós todos julgamos, condenamos e fazemos nossos comentários, ferindo, de cheio, a discreção e a caridade....

"Cristo bem que avisou: 'Não julgue e você não será julgado. Com a mesma medida com que você medir, você será medido'.

"Quer dizer que, em rigor, poderíamos escapar do julgamento, Se passássemos pela terra, sem julgar, quando chegássemos, tímidos, diante do Juiz,0Ele nos surpreenderia dizendo: 'Não, você não será julgado, porque, na terra, você anão julgou'!...

"Ao contrário, parece até que queremos ser julgados no miudinho, no picadinho, pois julgamos e condenamos até erros miúdos, cometidos por nossa irmão.

"E no entanto, Cristo tem prá lá de razão: - nós não temos condiçõesde julgar...

"Para julgar seria necessário estar dentro a criatura e acompanhá-la, desde o nascimento, medindo as influências positivas e negativas que condicionam o procedimento de hoe. Mais ainda: coo cada um já traz sua herança seu equipaento hereditário, seria preciso conhecer, de pertoe por dentro, até pais e avós...

"Há muito quem diga: 'Eu não julgo: eu vejo. Quer que eu não veja?' O que é que nós vemos? Vemos a fachada. Nenhum de nós mergulha no pensamento e no coração das criaturas.

"E isto de ver só o lado de fora engana muito; pode haver cara de santoe o íntimo ser uma miséria, e pode haver carade aparência suspeita e o coração ser muito bom.

"Deus permite que, tantas vezes, sejamos julgados de maneira errada. para ver se nos convencemos de que é impossível ugar os outros.

"Quando diante de nós,a vida do próximo for estraçalhada, sem parecer que julgamos e censuramos os que jogam pedradas, sem parecer que nós somos os bonzinhos, os santinhos, lembremos algua qualidade bia, dequem está sendo apedrejado... E que ninguém alegue que há pessoas que só têm maldade. Isto é siplsmente impossível. Ninguém, absolutamente ninguém é, ruindade, da cabeça aos pés...

Quem nao precisa da Misericórdia de Deus? Por que não assumir uma atitude larga e generosa preparando nosso julgamento generoso e largo?...

Quando nos conveceremos de que, neste Mundo, há muito mais franqueza do qe maldade?... Basta lembrar a atitude de Cristo para com os seus algozes no Calvário... Eles não fizeram apenas matar o Cristo. Há humilhações piores do que a morte: Ele recebeu bofetadas e escarros no rosto; foi deixado despido, dianteda multidão. Quandose poderia pensar que ao menos aqueles seriam severamente castigados; quando se poderia pensar que ao menos sobre eles Cristo pediria fogo do Céu, o Mestre disse ao Pai:

"Pai, pedoai: eles não sabem o que fazem."

"Um pensamento capaz de resumir toda esta Meditaçãoe digno de ser guardado para o resto da vida, é o aviso de Cristo:

"Não julgue e você não será julgado. om a mesma medida com que você medir, será medido".

Fica o conselho de Dom Hélder. Os metidos a justiceiros bem que poderiam, à luz do que afirmou o Dm do Amor, refletir e entender que ninguém podee nem deve atirar pedra snos outros e nem acusar, processar e condenar, principalmente sem provas cabais. Mais: nem festejar e nem se jactar com omartírio dos outros. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/08/2018
Código do texto: T6426041
Classificação de conteúdo: seguro