Frase do professor

Quando fiz o curso ginasial (concluí na marra, é o único diploma que possuo) havia uma matéria que não há hoje: Latim, aquelas conjugações, uma lingua difícil, não gostava, mas gostava de francês), ficava pedidinho. O professor era um ex-seminarista e funcionário de um banco. Sabia mesmo latim e outros idiomas, inclusive o italiano, era doido pela língua italiana. Era um sujeito muito educado, afável, solidário e, o mais importante para os relapsos tipo eu, não reprovava ninguém. Esse professor gstava de citar várias frases em latim, mas sempre repetia uma em italiano, nao só nas aulas mas até e reuniões co amigos: "Chi d'invidia campa disperado muore". Dizia e traduzia: "Quem vive na inveja, morre no desespero". Nunca esqueci. Ele até escreveu a frase nu velho caderno meu, e sepre anotei em minhas agendas e cadernos de frases célebres. Essa nao tem autor, parece que era um provérbio italiano. Acho que gostei da frase porque tenho repulsa à inveja.

Mas que fique claro que a minha repusa à inveja é à inveja doentia, aquela ambição invejosa, aquela inveja que leva à maldade, esquecidos esses invejosos que a inveja prejudica até a eles próprios.

A inveja sadia é natural. Vejam bem, sempre invejei paca os que sabam tocar violão, cantar, pintar, recitar, escupir, os que tinham saba mexer com maquinas e motores, com eletricidade (naao troco uma lâmpada) e contar ua história oralmente. Confesso sempre invejei os que sabem tocar um instruento, cantar e fazer algo com perfeição. Sou uma nulidade total. E revelo essa minha inveja - sempre revelei - publicamene. Era e é uma inveja positiva, que vira até admiração. Sou ncapaz de negar o valor e arte dos outros. Juro.

Mas inveja de bens, posição, cargos, ser homenageado, notado, ter prestígio..., isso nunca senti. É claro qe gostaria de possuir uma casacom jardim na frente, a minha esposa sepre teve esse sonho, mas não consegui, apenas possuo uma casa velha qe mais parece um armazém, mas adoro ela, acho que de certa fora aparece comigo, soutipo armazém velho. També gostaria de ganhar mais dinheiro para viver melhor, ter mais folga, poder, quem sabe, conhecer não outros países, mas outros estado, que sabe conhecer Minas Gerais e a Regiao Norte que tanto admiro. Mas se não é possível, bola pra frente. O que nuncafiz foi tentar arrumar bens ou dinheiro através de meios ilícitos ou passando por cima dos outros. Esses meios ditados pela inveja negativa, graças a Deus, nunca pratiquei.

Tudo bem, sou um home pobre, doente e meio arengueiro, mas alguém que se sente feliz com o que a vida lhe proporcionou, certo que a inveja turva a razão e corrope a alma. Tnha razão Antístenes:

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem, o ferro". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/08/2018
Código do texto: T6425760
Classificação de conteúdo: seguro