Chicó perdia de capote

Adoro ouvir mentira cabeluda, mas não por parte de mentiroso pé de chinelo, amostrado, pedante, forçador de barra, mas por experts na matéria, especialistas, aqueles mentirosos clássicos arretados que sabem que nós sabemos que eles estão mentindo mas nem ligam, enfeitam o maracá, fazem mungangas, mudam a voz, fazem toda sorte de cabriolas, são criativos, uns bambabãs. Era o caso de um amigo meu, um vacinador de animais de Pesqueira, Sebastião Santos que partiu há alguns anos, deve estar na Pesqueira do Paraíso divertindo os santos e anjos. Lembram-se do personage hicó de Ariano Suassuna? Aquele mentiroso arretado que quando era questionado sobre ua cabeluda, dava ua tragada no cigarriho e afirmava sério: - Não sei, só sem que foi assim. Pois bem, Chicó levaria uma surra de capote de Sebastião Santos.

De todas as mentiras cabeludas dele, as com engenho e arte, a pole position na minha opinião, foi a do disco voador. Essa ele contounum banco de praça em Pesqueira antes de ir vacinar algumas cabeças de gado de Doutor Moacir, o diretor das Fábricas Peixe. Deu aquela tossidinha características dos mestres da mentira, fez u rã-rã e contou uma mentira maravilhosa, fora de série, um cássico.

Ele contou que certo dia estava sozinho, à noite num terreno baldio, contemplando a lua quando, de repente, não mais que de repente, viu surgir no céu um grande, enorme, brihante prato gigante (parecia mesmo com um prato), ele fo girando, girando e, pimba!, aterrisou bem pertinho dele. Doprato gigante, digo, disco voador, desceram alguns extraterrestres parecidíssismos com humanos, a diferença era que nao tinham orelhas e eram todos carecas. Ele ficou co medo, tremia nas bases mais que vara verde. Os extraerrestres com delicadeza levaram-no para o interior do prato voador, ele sabia que estava sendo abduzido, como dizem os entendidos no assunto. Viajarama pela imensidão do Cosmos, até chegarem ao planeta "Aritnem", u planeta lindo com várias luas, vários sóis, não havia noite. Detalhe importantíssimo: nesse planeta quem mandava eram as mulheres. Apesar de não possuirem orelhas e serem carecas, eram lindas e muito sensuais. Foi tratado como um rei, cada dia pegava uma das mulheres, as filés, salientou, porue todas eram filés. Mas a sua preferida era a Rainha, Acacam, com a devida aquiescência do seu marido,o conformado Ocacam, lá não havia essa história de fidelidade, achavam isso um absurdo. O vinho era extraordinário, a comida de primeira, manjar dos deuses. Mas depois de alguns anos de vida mansa e arretada, eis que lhe bateu uma saudade imensa de sua terrinha, Pesqueira. Nesse ponto da narrativa, involuntariamente, pedi um aparte e perguntei do que ele sentiu saudade, e tal e qual Chicó quando mentia, quase fechando os olhos, respondeu: - Fiquei com saudade dos relógios da torre da Igreja e dos bancos da praça. Bem, segundo ele, a despedida foi muito triste, Acacam ficou quase desesperada, a útima noite foi muito caliente, uma loucura. Mas lá o deseo dos abduzidos é sagrado. Então a Rainha se conformou e mandou que o levassem de volta. Fiz outra pergunta,se ele tinha voltado no mesmo prato voador. Ele riu e disse que não, o prato era ua espécie de ônibus, que só viajava com muita gente, ele viera numa espécie de pires, que era o txi de Aritnem. Fiquei com vontade de rir com a hhistória do pires voador, o tal taxi voador, mas preferi fazer outra pergunta mais embaraçosa que julgabaser um xeque-mate no artista da mentira. Então perguntei a ele como poderia ter passado tanto tempo fora e ninguem na terrinha notara. Ele riu superior, e respondeu tranquilo: - Sabia que você iria fazer essa pergunta besta. Escuata, homem de Deus, o tempo nesses planetas distanteda Terra é diferente, um dia equivale a muitos anos aqui. Só que foi abduzido e viaa para um planeta desses entende isso, éciência alta, até parece que você nãoassitiu àquele filme !"Contato". Venceu a parada. Considero a maior mentira dele. Um arretado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/08/2018
Código do texto: T6424975
Classificação de conteúdo: seguro