Poeta Genial e Grande Cronista

Sem dúvida Vinicius de Moraes foi - e continua sendo - um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, além de letrista arretado (acho que a maioria das suas letras são poemas). Foi também um ser humano diferenciado. É impossível falar sobre a cultura nacional sem citá-lo. Adoro os seus poemas (mas destaco como pole position "Pátria Minha", é imbatível). Mas como adoro demais música, não posso deixar de nominar algumas das letras dele, caso de "Marcha da Quarta-feira de Cinzas", "Apelo", "Minha Namorada", "A Felicidade", "O Samba da Benção", todos os afrosambas e, claro, os da fase com Toquinho.

Mas há ua contribuição de Vinicius à cultura que é pouco divulgada, o que acho um absurdo. Refiro-me às suas crônicas. Ele foi um cronista notável, um dos melhores do país. scrônicas que escreveu para o jornal "Última Hora" foram enfeixadas em dois livros arretados: "Para Viver um Grande Amor" e "Para uma menina com ua flor". Essas crônicas eram uma espécie de calidoscópia de suas vivências, homenagens, divagações, impressões, descrição do cotidiano, enfim, crônicas comme il faut, textos de craque da escriata. As croncas de Vinicius sao do mesmo nível das de Rubem Braga, Fernando Sabino, Drummond (foi tambe cromista arretado). Paulo Mendes Campos e outros monstros sagrados da crônica.

Estive relendo os livros de crônicas dele, abrindo a esmo, e dia desses me deparei com uma frase que achei arretadíssima: "Por mais longas que sejam as noites há sempre uma madrugada por detrás delas, e a esperança é um bem gratuito, basta não nos acovardarmos para merecê-lo". E como estou com a mão na massa vou transcrever um trecho da crônica"A casa materna":

"A casa materna é o espelhode outras, em pequenas coisas que o olhar filial admirava no tempo que tudo era belo: o licoreiro acanhado, a bandeja triste, o absurdo bibelô. Etodo um corredor à escuta, de cujo teto pende uma luz morta, com negras aberturas para quartos cheios de sombra. Na estante unto à escada um Tesuro da Juventude com o dorso puído de tanto tempo. Foi ali que o olhar filial primeiro viu a forma gráfica de algo que passaria a ser para ele a forma suprema da beleza: o verso".

Vinicius foi e é fundamental para a nossa cultura. Quem nao gosta dele que vá para a tonga da mironga do caburetê. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/08/2018
Código do texto: T6423095
Classificação de conteúdo: seguro