Esses Moços

Longe de mim o desejo de criticar a juventude. Quem sou eu para criticar os jovens? Ninguém mais do que eu, acreditem, vibra tanto com a moçada. Acho a juventude uma fase excepcional da vida, uma fase que precisa ser vivida com intensidade. Mais: acho que os desvios dela, da juventude, são culpa da sociedade como um todo.

Por isso lamento e fico triste paca quando constato o vazio da nossa juventude. Ela ficou sem referência. A moda, a covardia e isensibilidade da sociedade e globalização dos costumes surrupiaram e cassaram as verdadeiras referências da juventude.

Eu sei, admito nua boa, que nopassado tínhamos umasociedade fechada, retrógrada e até certo ponto injusta, onde puulavam os falsos moralistas, os autoritários e os santinhos do pau ôco. Mas havia referências positivas: costumes, tradições, folclore, festas tradicionais, cultura e sperança. Hoje não há nada disso. Não há mais nem a prática do futebol, ele é apenas visto na tevê.

Assusta a standartização dos jovens. Para eles só uma diversão, as bandas da moda, triosélétricos, som a toda altura, baladas e tudo que contêm as chaadas festas de massa, inclusive substâncias que geram dependência. Em nome desa diversão globalizada, fizeram cm que a juventude não tomasse conhecimento da prórpia história, costumes e cultura.

Até mesmo o conceito de família foi ro beleléu. Não há mais aquela reverência aos mais velhos e a mediocridade e desdé pelas relaçõe familiares dão as cartas e jogam de mão.

Vejam bem, no que concerne à cultura popular,tanto faz ser Natal, Festa da Padroeira, Carnaval, São João ... a festa é a mesma, nao há diferença,, nao há peculiaridades.Destruiram o folclore, standartizaram tudo. Deleteram o folclore municipal. Culpa da moçada? Não, culpa da sociedade sem reação e sem preocupação co a cultura, nem cm o futuro dos jovens.

Concordo que não sou a pesoa mais indicada para atratar do probema,sou leigo, véio caduco, alé disso não fui jovem exemplar, mas, hermanos e hermanas, fico triste com a falta de referências, de conhecimento da história, da alienação quase total da juventude, o que a moda fez com os jovens (a moda e o mercado) éago que revolta. Te mais: esse problema nunca é discutido pelos poíticos, é como se a juventude fosse um tema descartável. Pobre Brasil, não merece essa classe política que tem e nem essas autoridades. Esqueceram os jovens.´Acho isso um crime.

No mais, adoro uma música de Lupiscínio Rodrigues, "Esses Moços", tavez inadequada aaos ovens de hoje, mas que quando ouço, marejo os ohos, com saudade e lamentando tmabém oportunidades qe desperdicei, mas nunca renunciando a minha história de vida. Vou transcrever a letrada música, uma das músicas que amo:

"Esses moços, pobres moços/ Ah sesoubessem o que eu sei/ Não amavam/Não pssavam aquilo que eu á passei// Por meus olhos, por meus sonhos/ Por todo meu sangue, tudo enfim/ É que peço a esses moços/ Que acreditem em mim// Se eles julgam que há um lindo futuro/ Só o amor nesta vida conduz/ Saibam que deixam o céu por ser escuro/ E vão ao inferno à procura de luz// Eu também tive nos meus belos dias/ Essa mania que muito me custou/ Eso as mágoaseu trago hoe em dia/E essas rugas qe o amor me deixou!..."

Si, sei que a música não tem nada a ver com a maltraçada. Ou tem? Sei lá. Mangueira, não sei... O que sei é que a moçada devia merecer ser a priridade das prioridades de todos nós, povo, sociedade, autoridades e políticos. Sem uma juventude forte e conscente nao há futuro. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/08/2018
Código do texto: T6421623
Classificação de conteúdo: seguro