D e s i g u a l d a d e

Acho que uma sociedade justa é aquela onde todos têm condições de viver com dignidade, onde ninguém é excluído dos benefícios da civilização. Não, não prego a extinção daclasse dos ricos, nem que o conhecimento e capacidade não sejam bem remunerados. Mas que a riqueza seja bem distruída para evitar a miséria, a asfixia dos mais pobres, a marginalização de vastas camadas da nossa popuação. Tudo bem, que haja os que ganhama mais e têm mais bens, mas que a maioria pelo menos tenha uma pobreza digna e possa aspirar crescer na vida, ter oportidades.

Do eito que está é que nãopode continuar, estamos voltando a colocar na miséria absouta milhoes de irmãos nossos. E isso ocorre porque cudamos apenas dos ricos e das classes privilegadas. Porque não distribumosa renda com equidade e justiça. Vu dar um exemplo, mas se citar nomes porque a campanha está começando e nao convé levantar a baola de ninguém.

Minhas fihas, diferentede mim, assistem todos os noticiários e programas. Dia desses e forçaram a assistir uma entrevista da tal globonews com u dos candidatos. Um candidato que não tem a minha preferência. Mas fiquei estarrecido com um fato. Ele estava sendo sabatinado pelo pelotão de fuzilamento dqa globonews, Miriam, Gabeira, Merval, Roberto Dávila, Merval, Mauro Sérgio Conti e outros. De repente, apenas para pichar o entrevistado mostraram cenas dele irritadocom ua turba, depois falaram que ele ganhava dinheiro com palestras, pegadinhas, então o candidato elecou muitas mamatas de privilegiados e disse algo que achei grave: que muitos jornalistas recebem salários como pessoas jurídica para não pagar iposto de renda. Não ciou os nomes dos jornalistas, mas nenhum deles deu um pio. Mas sso foi o de menos. O estarrecedor de verdade foi quando Miriam Leitão, Merval e Conti comearam a questionar o candidato sobre algo que eles acham um absurdo, taxar o grande capital. O candidato então afirmou que não era justo três famílias donas de um banco ganharem só de dividendos 9,1 blhões de reais e dessa fortuna não pagar nenhum centavo de imposto. Perguntou se era justo. Silêncio do pelotão de fuzilamento, vexame, todos cuidaram logo de mudar de assunto. Que coisa triste. Ua vergonha. Esse candidato também falou da refora trabalhistaque foi defendidda pela mídia, afirmando que devia serrevogada porque é imoral, não se pode conceber que u tubarão da industria tenha isenção para, sem a ustiça, discutiruma pendência com um operário.

Mas depois desse candidato houve novo vexame, noutra sabatina, quando afirmaram ao fascista Bolsonaro que eleera a favor da ditadura. E Bolsonaro, pasmem, desmoralizou a globo, afirmando que quem defendeua ditadura foi a Globo o seujornal em editorial de Roberto Marinho, deu até a ot´pitulo e um pedaço do teor de louvação do golpe. Tudo calado. Mas no final veio outro vexame, a Miriam foi obrigada a ler u counicado hilário da Gobo afrmando qe de fato defendeu a ditadura em 64, mas depois ficou contra. Um vexame. Algo ridículo.

Mas volto a desigualdade, um país que permite que três famílias de u banco recebam só de dividendos, sem pagar imposto de renda, 9,1 bilhos de reais é um país injusto. O Brasil precisa mudar. Mas para isso é preciso um amplo oviento popular enão essa eleição para trocar seis por meia dúzia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/08/2018
Código do texto: T6413539
Classificação de conteúdo: seguro