"Indolência" e "Malandragem"

Hoje fiquei surpreso e completamente aturdido com uma notícia que foi divulgada nas redes, na mídia e na imprensa internacional: o general Antonio Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, teria afirmado nu evento, em Caxias do Sul (RS) que o Brasil herdou a "indolência" do índio e a "malandragem" do africano.

Como não houve desmentido, deve ter sido verdade. E assim sendo, não adianta desculpa esfarrapada de "contexto", "hernaça cultural" e muito menos que se baseou em estudiosos gabaritados (quem são eles?), nem tampouco que eé descendente de índia e outras tentativas de reduzir o absurdo.

O fato é que o general praticou uma não sou deselegância, um ato politicamente incorreto e uma injustiça, mas tambem uma agressão aos índios e aos africanos (aos negros). A brasilidade, porque a base da nossa raçasão os índios e os africanos. Indolência e malandragem são duas ofensas, indolenete é quem não te gosto pelo trabalho, maandro é aquele que vive de enrolada, de vida fácil. Mais: da mesma forma que dentre os índios podem haver indolentes, e dentre os de sangue africano, os negros, malandros. Há o mesmo percentual dentre brancos, vikings, amarelos, eslavos e em qualquer etnia. Há até indolentes e malandros em todas as proifissões, nas civis e millitares. Não se deve é generalizar, é ofender o todo, é achincalhar uma raça, uma etnia, a base da nossa brasilidade.

Que fique claro que isso que o general disse é uma opiniao dele, isolada, não é o pensamento dos militares brasileiros. Seria auma leviandade afirmar que ele é porta-voz dos militares. Não é. Duvido que os militares ratifiquem esse absurdo que ele disse. Acho,pasmem, que nem Bolsonaro vai ratificar sse absurdo do general.

Acho que a melhor resposta ao general será o silêncio, deixá-lo isolado, falando sozinho. Com toda certeza esse general calado é um poeta. Mas seria bom que ele esclarecesse quem são os estudiosos gabaritados em que ele se baseou para agredir os índiuos e os africanos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/08/2018
Código do texto: T6412519
Classificação de conteúdo: seguro