Não suporto adulação

Não existe para mim nada mais constrangedor do que presenciar um ato de adulação, mesmo não tendo nada a ver com o bajulador ou com o bajulado. Mas se estiver presente e assistir à cena fico indignado, e explicito a indignação. Mas, às vezes, para não estourar, me retiro do local. Um amigo ficou queixoso porque estava com ele numa reunião e, nu dado momento, um sujeito apareceu e começou a bajulá-lo, sem que o amigo repudiasse a bajulada. Simplesmente dei uma espécie de rabisaca e me retirei. Diante da queixa, disse a ele que não tinha razão nenhuma para estranhar minh atitude porque sabia que destesto bajulação e que nivelo o bajulador ao bajulado. Não tocou mais no assunto.

Há os qe afirmam que eu confndo educação com adulação, que su radical. Conversa, para mim excesso de educação. exagero em elogio, reverência demais é bajulação. Um homem não adula outro. Não é preciso esse ecesso de delicadeza e de elogios. Isso ésafadeza grossa. Acho que as pessoas podem conviver bem, ser educadas, reconhecer as qualidades dos outros, mas sem exagero, sem se tornar adulador.

Não, não convio com os aduladores, não consigo. Aduladores e subservientes para mim são capachos, não são gente, são coisa.

Gosto de uma frase de Bacon: "A baixeza mais vergonhosa é a aduação". Exato. Inté.

P.S. As convenções estão bastante hilárias. Não se pode levar o Brasil a sério. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/08/2018
Código do texto: T6410354
Classificação de conteúdo: seguro