Chaplin e a missão da arte

Não posso realmente discutir o assunto cultura porque me falta conhecimento. No entanto, apesar de minhas limitações, acho que a arte devia ser acessível a todos. Não ser tão complicada em certos casos. Digo isso porque há escritores, cineastas, poetas, pintores e outros artistas que são completamente elitistas e suas obra é inacessível à maioria do povo. O povo não entende, nem mesmo os de cultura mediana. Sou sincero: há livros, poemas, filmes, peças de teatro, quadros, eculturas que não entendo de eeito nenhum. Não entendo pirocas nenhuma. Já até me esforcei, mas foi em vão. Eu acho que os auotores fizeram essa arte para complicar mesmo, para ser entendida apenas por meia dúzia de iluminados.

Uma pegunta não pode calar: o esforço do artista não deveria ser no sentido de ser entendido pela maioria? Mas é apenas a pergunta de um limitado.

Mas estou escrevendo esta malraçada porque estava ouvindo duas músicas que acho arretadas e que foram compostas por um gênio do cinema, Charles Chaplin. Uma é o tema musical de Luzes da Ribalta, lindíssimo. A outra é a música, "Ths is my song", do filme A ondessa de Honk Kong (com Marlon Brando e Sophia Loren). São duas músicas que amo. Foi quando me lembrei de ua frase de Chaplin sobre a issão da arte, frase que copiei no meu caderno escolar, repleto de´frases célebres. Ele disse: "O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto de que todos possam apreciá-lo e copreendê-lo. Isso é - deveria ser - a mais elevada forma de arte".

Acho uma verdade abissal. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/08/2018
Código do texto: T6409425
Classificação de conteúdo: seguro